Ceia de Natal

Aproveite as FESTAS de fim de ano de bem com a balança.

Nesta época do ano muitas pessoas costumam perguntar qual a receita ideal para resistir as tentações oferecidas neste período. A preocupação deve ser menos com os quilos ganhos neste período, e mais com as práticas alimentares ao longo das semanas e meses seguintes. O equilíbrio do organismo não vai ser alterado por um deslize em uma ou outra refeição, mas sim por hábitos cotidianos que incluem o que chamamos de educação ou reeducação alimentar, ou seja, aprender o que, quanto e como comer.

Se estivermos bem com nós mesmo, saberemos como equilibrar o prazer e o excesso. Não devemos fazer como a maioria que só enxerga na mesa farta algo de perigoso. Ou como aqueles que prometem começar regimes na segunda-. A relação com a comida deve ser a mais natural e agradável possível. Sofrimentos não fazem perder peso, apenas aumentam nossa cota de insatisfação. A melhor receita é comemorar, desde que haja bom senso.

DICAS PARA UMA CEIA SAUDÁVEL. Para manter a tradição da ceia, não precisamos abolir os princípios nutricionais. É possível criar uma ceia leve, light, sem excessos de carnes gordurosas, abusando de temperos e embutidos em geral.

– O QUE COMER? Carnes de aves (peru, frango, chester), , lombo de porco magro, saladas verdes, frutas da estação (manga, pêssego, ameixa, uva, melancia,… ) legumes diversos, arroz e farofa elaborados com vegetais picadinhos, sobremesas (frutas frescas, gelatinas e o tradicional panetone). Frutas secas e oleoginosas (uvas passas, ameixa, damasco, nozes, castanhas,….) podem ser consumidos desde que haja moderação.

– O QUE BEBER? Sucos naturais, chás gelados, muita água, e até duas taças de champagne, e vinho nos dias de .

– O QUE EVITAR? Carnes gordurosas (tender, costela, leitão,…) frituras, salgadinhos, alimentos muito condimentados, embutidos, maionese, massas com creme ou molhos cremosos (prefira molhos à base de tomate), creme de , catupiry, chantilly, refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso.

– É bom salientar que depois da comilança de , o importante é retornar no início do ano novo, as práticas alimentares saudáveis, evitar o consumo excessivo de gorduras e carboidratos simples (açúcar, doces, pão branco,… ) aumentar o consumo de frutas, hortaliças, cereais e dar preferência para carnes magras e laticínios desnatados.

Paula Teresinha Specht – Nutricionista CRN2 2638

consultório – rua Osvino Hummes, 14 – Salvador do Sul/ RS – fone 99767605
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.