Chegaram os primeiros carros!

Literatura: Carros motorizados chegam à Linha Francesa (história extraída do Livro “Linha Francesa – Uma história quase esquecida” de Guido Carlos Bourscheid).

* Carros motorizados chegam à Linha Francesa *

Com muito sacrifício e suor de vários homens, foi se tornando possível a ampliação das estradinhas, outrora usadas somente por carretas e locomoções a pé, para que os veículos de tração motora pudessem começar a circular pela região de Linha Francesa. Foi necessária muita força braçal, pondo em risco até a vida dos trabalhadores. Esta revolução aconteceu nas décadas de 1930 e 1940.

Em meados de 1940 a de Barão até Santa Terezinha, passando por Linha Francesa, estava em condições de trafegabilidade. Em dias secos , é claro. Com chuva era atoleiro na certa. E para desatolar só com uma boa junta de bois.

Anteriormente já mencionei o encontro de três heróis com esses veículos, na ocasião de um em Linha Bonita. Dá para imaginar o pavor que se abateu sobre essa colônia, no início da circulação desses veículos, na maioria caminhões. Alguns fatos merecem ser lembrados.

Guido Carlos Bourscheid (Foto: Beto Valansuelo)

Obra que Guido Bourscheid construiu desde criança (Foto: Beto Valansuelo)
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.