Começou o Festiqueijo
Iniciou ontem em Carlos Barbosa e prossegue até o dia 27 o maior e melhor festival gastronômico da serra gaúcha.
Por volta das 18h30min, foi aberta oficialmente a 19ª edição do Festiqueijo, o maior e melhor festival gastronômico da serra gaúcha; com a presença de autoridades municipais e estaduais.
O presidentes desta edição o sr. Ivanor Pradella ao se pronunciar, disse da alegria de recepcionar a todas para esta edição do Festiqueijo, evento da comunidade barbosense que hoje celebra os feitos dos pioneiros que aqui se estabeleceram e do progresso por alcançado do qual nos podemos orgulhar, ao mostrar aos visitantes que aqui vierem tudo isto. O queijo é um dos mais antigos produtos elaborados de que se tem notícia, sua arte de elaboração está perdida no tempo; o festiqueijo é um festival gastronômico e tem sua origem enraizada no prazer da degustação saborosa dos queijos fabricados pelas empresas aqui representadas é também resultado do trabalho de uma cadeia de produtores e trabalhadores que participam nesta atividade; a degustação é acompanhada dos melhores vinhos produzidos graças ao trabalho de milhares de pessoas, que proporcionam o desenvolvimento de nossas regiões.
Várias atividades paralelas oferecem opções aos visitantes, como a feira de Compras da ACI, a Feira das Agroindústrias, e a Via do leite e do Queijo, Shows de entretenimento, no interior e na áreas externas. A grandiosidade do evento tem a participação de cada barbosense que mostra nossas origens e nossa hospitalidade.
Lembrou que foi aprovado um projeto de incentivo de R$ 330,000,00 no dia 30 de junho, mas que esta verba só deverá ser utilizada na 20ª edição do Festiqueijo que desejava sucesso ao próximo presidente.
Agradeceu a parceria das empresas barbosenses que assim mostram a sua pujança; a todos os parceiros que confiaram no projeto e participam deste festival. Disse ainda que a questão do meio ambiente é uma preocupação e por esta razão está sendo dado um destino correto a tudo o que é gerado pelo festival.
Agradeceu enfim a todos quantos cooperaram para a preparação deste evento, a Srta Festiqueijo e dama de Companhia por seu trabalho incansável na divulgação do evento e aos demais membros da diretoria voluntária e por fim a toda a população barbosense por colaborar todos os barbosenses por cada vez mais mostrarem se acolhimento e receptividade aos visitantes.
Temos satisfação de oferecer a todos um rico festival gastronômico, e que todos utilizem a oportunidade para confraternização.
Em breve pronunciamento o prefeito municipal manifestou seus agradecimentos a todos quantos colaboraram para que este festival gastronômico, pudesse oferecer o que há de melhor a todos os que dele usufruírem, e que aproveitem ainda as oportunidades oferecidas através da Feira de Compras da ACI e da feira das Agroindústrias, bem como conheçam Carlos Barbosa, através da Via do Leite e do Queijo.
O Secretário de Turismo e do Esporte do Estado José Heitor Goularte, inicialmente agradeceu a administração municipal que vem anualmente organizando este festival de renome nacional; depois falou da obtenção de recursos do Prodetur, para o Rio Grande do Sul,o que aconteceu pela primeira vez, principalmente para Itaimbezinho, e que Carlos Barbosa deverá ser incluído, bem como a serra, e que para o próximo ano, mas recursos serão destinados ao desenvolvimento do turismo, através da criação do Fundo de Turismo, aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa,ou seja cerca de R$ 35 milhões, contra pouco mais de 1 milhão este ano. Disse ser um prazer enorme estar presente neste evento.
aqui>