Vacinação para eliminar a Rubéola
Está em andamento uma Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola no Brasil.
A rubéola é uma doença que se previne através da vacinação, apresenta alta contagiosidade e sua importância está relacionada ao risco de acometer gestantes causando abortos, natimortos e malformações congênitas como cardiopatias, catarata e surdez, denominada Síndrome da Rubéola Congênita (SRC).
No Brasil, as ações de vacinação voltadas a diversos grupos etários, ainda não conseguiram interromper a circulação do vírus e surtos de rubéola ainda têm ocorrido, sendo os homens, adultos jovens, o grupo mais atingido.
Diversos estudos tem demonstrado que sem uma estratégia de eliminação da rubéola seriam esperado 20.000 casos de SRC ao ano nas regiões das Américas. Esta evidência levou o Brasil, e os demais países da região das Américas a assumirem o compromisso de interromper a transmissão do vírus endêmico do Sarampo e da Rubéola, buscando prevenir a Síndrome da Rubéola Congênita e eliminá-la até o ano de 2010.
Para tanto, o Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde estará realizando uma “campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola no Brasil”, no período de 9 de agosto a 12 de setembro de 2008, para a homens e mulheres de 20 a 39 anos de idade.
A estratégia de campanha programada tem como alvo 69.700.329 brasileiros de ambos os sexos, onde se encontra uma grande parcela de não vacinados. No Rio Grande do Sul deverão ser vacinadas 3.479.663 pessoas e no município de Carlos Barbosa deverão ser vacinados 8.222 pessoas.
Esta ação está sendo considerada um grande desafio a ser enfrentado, tornando-se necessário agregarmos a participação de diversos segmentos da sociedade civil, o que nos leva a solicitar a colaboração da população no que tange a mobilização e divulgação desta campanha, para que seja garantido o alcance da meta proposta .
aqui>