100 anos de vida

Pedro Käfer Filho estará completando um século de existência dia 17 de agosto, comemorando esta data com os filhos familiares e amigos.

No próximo domingo dia 17 de agosto, o Senhor Pedro Käfer Filho, estará completando um século de vida, e para comemorar esta data, os familiares e amigos estarão reunidos em uma grande no Salão Comunitário da comunidade do Sagrado Coração em Canoas, onde além dos familiares e amigos todos poderão participar, desta festividade que terá início às 10:00 com uma santa missa em ação de graças, na Capela Sagrado Coração de Jesus, e continuando ao meio dia com um almoço de confraternização entre todos os , O Sr. Pedro Käfer filho, nasceu a poucos metros de sua residência atual, residindo portanto sempre na mesma propriedade, tendo casado em setembro de 1929 com Leduyina Vogt (falecida em 1977) tendo doze filhos: Arsênio, Silvino (falecido em maio de 2008), Silfredo, Nelsindo, Lúcia, Terezinha, Anísia, Flávio, Ilária, Selma, Selmir e Alivino (falecido aos 06 anos de idade). Seus filhos residem em diversos municípios próximos, e periodicamente vem a Arroio Canoas para visitar seu pai. Possui ainda 51 netos, 64 bisnetos e um tataraneto.

Pedro passou toda a sua vida nesta comunidade, sempre trabalhando na , cultivando milho, trigo e batata principalmente, mas também cuidando de sua própria criação de suínos, que era também a principal fonte de renda da família.

Apesar da idade avançada, trabalhou normalmente até por volta dos 90 anos, quando a pedido de seus próprios filhos deixou de trabalhar com sua enxada. Mas continuou cuidando de alguns pés de videira, por mais alguns anos, sendo que aos 95 anos, deixou também de cuidar do pequeno parreiral, deixando que o seu genro Plínio Schneider cuidasse do mesmo.

Sua alimentação é simples, ou seja, pela manhã em jejum toma sempre um copo de água, desde sua infância, e tanto no café como na janta seu alimento principal é pão com mel, acompanhado de lingüiça ( mais lingüiça do que pão), isto desde a sua infância. No almoço todo e qualquer alimento que estiver à mesa, não importa se é feijão, churrasco ou mesmo polenta, além de gostar muito de chocolate, que come diariamente (uma pequena porção).

Apesar da idade e do cansaço que sente sempre senta à mesa para as refeições, mas devido á sua fraqueza, permanece pouco tempo em pé ou andando e passa a maior parte do tempo deitado e dormindo.

Pedro recorda que foi um dos grandes colaboradores na construção da capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, sendo que os tijolos eram trazidos de São Pedro da Serra, vinham em carroças puxadas por duas ou mais juntas de bois, e como conseqüência, muito pescoço dos bois utilizados na tração das carroças carregadas de tijolos ficaram feridos, impossibilitando seu uso por longo período; da mesma forma as pedras de areia eram trazidas de Cafundó, também de carroça e devido ao terreno bastante inclinado o transporte era bastante difícil, para os que puxavam as carroças, obrigando a andar lentamente, para evitar que no percurso acontecessem acidentes.

Além disto, a imagem de São Pedro existente na capela foi ofertada pelo seu Pedro Käfer Filho, como forma de agradecimento a Deus.

Enquanto tinha condições de perambular, sua distração predileta era o jogo de cartas com os companheiros e participar dos encontros de idosos.

O Sr. Pedro Käfer Filho é um exemplo de trabalho e dedicação, que apesar das dificuldades enfrentadas proporcionou boa educação aos seus filhos e deu-lhes a oportunidade de estudo, para que todos eles hoje estivessem bem e felizes e acima de tudo gratos pela educação recebida.

Parabéns por ser um exemplo de vida e por alcançar esta bela idade

Oedro Kafer e descendetes nos 99 anos (Foto: arquivo da família)
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.