Semana Farroupilha
Lembrando as tradições e a revolução farroupilha, é realizada a Semana Farroupilha que iniciou no domingo dia 14.
A Semana Farroupilha neste ano tem como objetivo destacar, valorizar e tornar cada vez mais conhecidos os símbolos oficiais do Estado, adotando como tema dos festejos farroupilhas de 2008, a simbologia gaúcha, por representarem aspectos importantes da história, folclore, crenças e valores do povo gaúcho.
Através de diversas legislações foram estabelecidos como símbolos oficiais: a Bandeira, o Hino e as armas; a planta Erva-mate, a ave Quero-quero, a flor Brinco-de-princesa, o Cavalo Crioulo, a planta medicinal Macela, o Chimarrão e o churrasco. Além destes, a sociedade gaúcha possui outros símbolos importantes, como a Chama Crioula que é transportada e acesa durante a Semana Farroupilha em todos os locais onde existe um grupo de gaúchos que querem reverenciar o seu torrão natal; a ainda o Galpão da Estância, local de encontro.
Carlos Barbosa também está se integrando à Semana Farroupilha comemorando este momento especial de identidade cultural e de façanhas conquistadas no passado, trazendo para o presente o Movimento Tradicionalista Gaúcho, com uma programação durante a Semana Farroupilha; que acontece junto ao ctg trilha Serrana, onde todas as entidades tradicionalistas estão unidas para melhoro comemorar esta semana especial.
No domingo, aconteceu a abertura Oficial da Semana Farroupilha, no CTG Trilha Serrana, às 10h, com a chegada da Chama Crioula e o hasteamento das bandeiras.c9m a presença de um ótimo público e dezenas de cavalarianos que trouxeram a Chama Crioula, apesar do tempo frio. Em seguida, houve a celebração da Missa Crioula pelo padre Jadir; e ao meio dia o típico Costelão da Semana Farroupilha. Finalizando o primeiro dia de programação, o CTG Trilha Serrana, realizou o arriamento das Bandeiras.
As festividades continuam até sábado, dia 20 de setembro, com uma vasta programação em homenagem ao tradicionalismo do Rio Grande do Sul.
aqui>