Olimpíada de língua portuguesa
Mais uma forma de desenvolvimento, para professores e alunos e também um incentivo.
A Olimpíada de Língua Portuguesa realizada pelo Ministério da Educação em parceria com escolas e secretarias de educação, desenvolve ações de formação de professores e premia poesias, textos de memórias e artigo de opinião, elaborados por alunos das escolas públicas de todo o país. O tema deste ano foi: "O lugar onde vivo". As escolas participantes do município de Barão foram EMEF Martim Afonso de Souza; EMEF Nicolau Bourscheid; EEEF senhor do bom fim e IEE Assunta Fortini enviaram seus textos para a comissão municipal que ficou a cargo da SMEC. Agradecemos a participação de todos os alunos e professores envolvidos e que acreditam que é possível fazer da escrita, na escola, algo forte e interessante, que possibilite aos alunos e professores pensar mundos transformados pela força da palavra escrita.
Os alunos que tiveram textos classificados foram para a etapa regional: • Categoria POESIA: Título: arroio Canoas -Letícia Royer – EEEF Senhor do Bom Fim; • Categoria MEMÓRIAS: Brenda Steffani – EEEF senhor do Bom Fim; • Categoria Artigo de Opinião – Anelise Assmann – IEE Assunta Fortini.
ARROIO CANOAS Aluna: Letícia Royer Professora: Josiane Koester Moro numa pequena comunidade, que se destaca pela beleza da paisagem.
Seus traços marcantes são sinais, de uma história que o povo leva na bagagem.
Em minha comunidade não há gente folgada e sim pessoas que trabalham e lutam, para construir sua morada.
Em outubro temos a kerb Fest, uma festa popular de muita alegria.
Chegam pessoas de outras comunidades atraídos pela culinária e pela euforia.
Para você conhecer Arroio Canoas é só chegar e olhar.
Aqui tem tudo isso que eu falei.
Bem vindo! Pode aproveitar.
aqui>