Ler é saber
Participar de programas de incentivo é importante poia anima o aluno.
Desde o ano de 2006, a Secretaria Municipal de Educação e cultura, participa, através das escolas, do projeto Ler é saber, promovido pela FEEVALE e pela FACCAT. Neste projeto, que visa estimular a leitura e escrita, os alunos recebem fascículos, adquiridos pela Secretaria, com diferentes gêneros literários, de diferentes temas e autores, para posteriormente produzirem seus próprios textos. As universidades também realizam workshops para professores. Com base no material recebido, alunos e professores desenvolvem o projeto em sala de aula, que resulta nas produções escritas dos alunos em forma de narrativa, poesia e texto de opinião. Neste ano, o texto de Amanda Ebert, aluna da professora Luciane Royer, da EMEF Nicolau Bourscheid, foi selecionado e a mesma, acompanhada da diretora Maria Lurdes Bourscheid, participou da cerimônia de encerramento na FEEVALE. Amanda recebeu a premiação pelo 1º lugar, na categoria narrativa, nível 1. Parabéns a todos os professores e alunos envolvidos e, em especial à Amanda.
Eis o texto
Vi um Saci – Amanda Ebert
Num lindo dia para fazer um piquenique na floresta, Luana resolveu arrumar sua cesta para fazer o piquenique.
Ela foi sozinha e levou um copo vazio porque se houvesse uma flor ou um inseto bem bonito ela ia colocar no copo. Luana gostava muito da floresta, ela comeu seu lanche e observou a natureza que é linda e tinha ar puro.
Num outro dia, em que o vento estava bem violento, ela pegou o copo e a barraca e foi novamente fazer um piquenique. De repente veio um redemoinho de poeira e folhas. Luana pensou:- -“vou pegar o redemoinho sozinha” e conseguiu pegá-la. Ficava olhando, de repente começou a dormir e a garrafa começou a se balançar. Ela levou um susto, acordou e viu um Saci na garrafa, ele quase saiu.
Ela tirou a carapuça vermelha dele e disse: – Você fala? – Sim eu falo.
– Saci, vamos ser amigos? E ele disse; -Só se você me der a minha carapuça. – -E o que tem de tão importante nessa tua carapuça? -Ela é mágico, você não sabia?- Em vários livros está escrito que minha carapuça é mágica.
Eles se tornaram os melhores amigos. Ela contou para todas as pessoas do sítio e assim foi à história.
ESCOLA M. E. F. NICOLAU BOURSCHEID
SÉRIE: 3ª série
PROFª : Luciane Maria Royer
aqui>