Plano Municipal de Turismo é aprovado
Plano Municipal de Turismo é aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de vereadores, visando proporcionar um caminho a ser seguido no turismo.
O Plano Municipal de Turismo (2008 – 2018), aprovado pela Câmara de Vereadores, no último dia 15, em sessão que contou com a presença de representantes de grupos de trabalho que formaram as equipes técnicas de avaliação do Plano; representa o estabelecimento de diretrizes para tornar o município de Carlos Barbosa produto turístico até 2018. O mesmo foi elaborado, através da Secretaria Municipal de Turismo, Desporto, cultura e Lazer, tendo como objetivo estabelecer uma ação coordenada para o desenvolvimento do setor com a participação integrada do setor público, iniciativa privada e sociedade civil.
No Plano, o processo de planejamento basicamente compreende um amplo processo de pesquisa, análise de dados, identificação de tendências e construção de cenários para subsidiar a tomada antecipada de decisões, visando otimizar os resultados obtidos por organização, grupo, comunidade.No processo, foram identificados oito princípios considerados fundamentais para a formulação de um plano local de desenvolvimento do turismo, como:
1.Equilíbrio entre as visões de curto e de longo prazo; 2.Fortalecimento da Identidade Local (estimulando a Identidade das Comunidades); 3.Estímulo ao Empreendedorismo Local; 4.Disseminação de Exemplos de Cidadania; 5.Estímulo a Oportunidades de Emprego; 6.Ampliação do Mercado para Produtos e Serviços Locais; 7.Estímulo ao uso de Tecnologias Ambientalmente Favoráveis; 8.Máxima Distribuição dos benefícios do Turismo no território e sociedade.
Além disso, o Plano visa a ampliação da oferta de novos roteiros e locais de visitação. Destacando-se a introdução de novos produtos no meio rural, entre eles: Roteiro da Via do leite e do Queijo (2002), Capela de Santo Antão Abade do Forromeco (2004) e o Passeio de Carretão do Café e Restaurante colonial Nono Otávio (em 2007). É importante ressaltar que estes são produtos já formatados e em condições de visitação. Existe também uma grande quantidade de locais já inventariados no meio rural, porém ainda carecem da agregação de infra-estruturas e de serviços que viabilizem sua visitação.
Em relação a outros locais com previsão de abertura a visitação, há dois projetos em curso: a implantação do Ecomuseu Moinho São José e do Memorial Santa Clara. No primeiro, já em execução, o Moinho e as edificações do entorno passarão por um processo de restauração, mediante projeto particular financiado pela Lei de Incentivo a Cultura do Rio Grande do Sul. Já o Memorial Santa Clara será implantado até o ano de 2012, nos antigos prédios da Cooperativa Santa Clara. O projeto prevê a recuperação dos prédios e a implantação de um complexo de caráter histórico-cultural. Acredita-se que estes dois produtos serão dois importantes pólos para a captação de fluxos ao interior do município.
aqui>