VII Expoclara iniciou
Para festejar melhor os seus 97 anos de existência a Santa Clara está realizando a VII Expoclara.
A Expoclara que iniciou sexta-feira pela manhã, teve sua abertura oficial ao meio dia com a presença do Secretário estadual da agricultura, João Cláudio Machado, representando a governadora Yeda Crusius que mais uma vez não compareceu, apesar de informar que este compromisso estava agendado.
Também estava presente o prefeito municipal Fernando Xavier da Silva, vice prefeito Gilberto Baldasso e todo os secretários municipais, toda a diretoria da cooperativa Santa Clara, prefeitos de outras cidades como de Garibaldi e Vanini, representantes da emater-RS, além de representantes de diversas entidades ligadas à produção leiteira e ao setor de cooperativas, outras autoridades, deputados estaduais e produtores. O primeiro a fazer seu pronunciamento dói o presidente da Expoclara João Deoclécio Seibel, que ressaltou a qualidade dos 260 animais expostos, por 40 produtores, todos eles devidamente registrados; graças ao trabalho da equipe técnica junto aos produtores e por estes transmitirem essa cultura de pai para filho.E que além disto estão expostos pequenos animais na fazendinha Santa Clara e os diversos produtos que podem auxiliar o produtor no seu trabalho do dia a dia.
Em seguida que se pronunciou foi o presidente da Cooperativa Santa Clara Rogério Bruno Sauthier. Que fez questão de lembrar que a Cooperativa Santa Clara é uma empresa comprometida com a qualidade de seus produtos a prova disto é o conceito e a escolha dos consumidores dos queijos Santa Clara, que elegeram o queijo produzido pela Santa Clara como o mais consumido e lembrado. Salientou ainda que a Santa Clara, foi a primeira a implantar a inseminação artificial no gado leiteiro visando a qualificação e a produtividade.
Conta a Santa Clara com mais de 4.000 famílias de associados, espalhados por cerca de 80 municípios.
João Cláudio Machado justificou a ausência da governadora, devido a situação de emergência devido a seca na região oeste do estado, que atinge 140 municípios do estado.
Lembrou da qualidade do gado exposto, resultado de um trabalho conjunto e sério da cooperativa e dos produtores. Teceu elogios ao trabalho da Cooperativa Santa Clara e de sua longa vida, 97 anos auxiliando a agricultura familiar; onde se pensa em trabalhar e não em crise.
O deputado Guerino Cherini, lembrou que deve a sua trajetória ao setor leiteiro, já que pode estudar graças ao leite produzido por duas vacas Jersey de sua família, e que sempre que vê estes animais em exposição recorda sua juventude e seu passado; por esta razão parabeniza a todos os que labutam no dia a dia nesta atividade e garantem a qualidade do leite produzido. Disse que esta região é uma mini Europa, onde o trabalho reflete a capacidade de desenvolvimento destas comunidades onde a crise não existe. Salientou da necessidade de um tratamento igualitário ao dado nos outros estados ao leite.
Recordou que o trabalho através das cooperativas é o que garante uma maior estabilidade aos pequenos produtores e que é importante valorizar cada vez mais este trabalho das cooperativas.
O deputado Edson Brum outro defensor do trabalho agrícola, também se pronunciou salientando a importância deste trabalho cooperativo para o desenvolvimento regional e para dar maior estabilidade aos produtores, mas também fez questão de salientar a importância do trabalho conjunto para o sucesso alcançado; e principalmente a importância do trabalho da EMATER para os pequenos produtores e a agricultura familiar.
Também se manifestou o presidente de FETAG Elton Weber que lembrou a importância do setor leiteiro no Rio Grande do Sul, onde mais de 100mil famílias se dedicam a atividade leiteira.
Depois foi a vez do prefeito municipal Fernando Xavier da Silva se pronunciar, quando salientou que cada vaca ali exposta era o reflexo do trabalho de mais de uma centena de anos, trabalho que nossos antepassados iniciaram e que se prolonga até os dias atuais e a os 97 anos da Cooperativa Santa Clara são uma prova disto, pois ela surgiu justamente por esta atividade leiteira existir.
aqui>