Municipalização da saúde

O Secretário de Saúde de Carlos Barbosa participou do Congresso de Municípios e Seminário de Municipalização da Saúde.

“A Municipalização da Saúde: Conquistas e Desafios” foi o tema deste ano do 29º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, que aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2009. Realizado juntamente com o 21º Seminário de Municipalização da Saúde, o congresso reuniu prefeitos, secretários, dirigentes municipais de saúde, entre outros gestores.

Promoção da Famurs, em parceria com a Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde do Estado (Assedisa). Nos três dias do foram discutidos temas como: “A posição do Rio Grande do Sul em relação ao Pacto pela Saúde”, “O Financiamento da Saúde, as epidemias silenciosas que deformam a sociedade e também “Regionalização/Regularização: o equívoco da ambulancioterapia”.

Os municípios do nosso estado tem respeitado a legislação que determina em 15% o investimento na área da saúde, contudo o não tem cumprido a sua obrigação de investimento em 12%. No âmbito federal se verifica também uma defasagem nas tabelas de pagamento aos hospitais que são credenciados pelo . Isso acarreta um acúmulo de obrigações financeiras aos municipios que se encontram em situação de extrema dificuldade para arcar a cada dia com mais responsabilidades e com menos recursos para investimento na saúde.

Como a maioria dos municipios, Carlos Barbosa enfrenta também problemas com o grande número de ordens judiciais que determinam a compra de medicamentos especiais pelo município que seriam de responsabilidade do estado e da união. Isso causa prejuizo à coletividade pois leva recursos que deveriam ser aplicados para em saúde para toda a população.

Apesar de tantos problemas verificamos que nossa região e nosso estado conseguem manter indicadores positivos, principalmente quando comparados com outras regiões do país.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.