Vacinação prorrogada
Campanha contra a poliomielite foi prorrogada, devido ao fatp de procura ser inferior ao desejado.
O Ministério da Saúde prorrogou até sexta-feira 26 de junho a campanha Nacional de poliomielite para os municípios que não atingiram a meta de 95% de crianças vacinadas. Em Barão de acordo com a enfermeira responsável pala imunizações, Tanice Gaspary Ardanaz, foram vacinadas em Barão 222 crianças das 264 previstas, sendo um percentual de 84,09%. As crianças que não receberão a vacina, por algum motivo, os pais ou responsáveis pode levar as mesmas até a Unidade Básica de Saúde da sede até as 17 horas.
A poliomielite é uma infecção grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é contaminada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso. As conseqüências mais comuns ocorrem nos membros inferiores, mas o vírus também pode ocasionar uma lesão mais grave em um ou mais membros ou até mesmo levar à morte por meio de uma tetraparalisia. A doença é causada e transmitida por um vírus que entra no organismo via oral.
A pessoa infectada pode transmitir a doença pelas fezes que, em contato com o ambiente, atinge quem não foi devidamente imunizado. Como o vírus é muito leve, ele pode ser levado pelo ar, entrar em contato com o alimento, com os brinquedos, ou atingir a criança por via oral ou pela ingestão de água contaminada. Uma pessoa que teve a poliomielite, principalmente em um ambiente em que o saneamento básico é desfavorável, o vírus pode contaminar a água e o solo e o meio ambiente de forma geral.
aqui>