Comitê de Gestão Gripe A
Carlos Barbosa numa ação pioneira cria o Comitê de Gestão “Influenza A”, visando a prevenção.
Com a finalidade de gerir de forma democrática e comunitária as informações e decisões relativas às medidas de divulgação e prevenção no enfrentamento à "Influenza A", foi criado pela Secretaria Municipal de Saúde de Carlos Barbosa, nesta quarta-feira, o Comitê de Gestão "Influenza A".
No estado do Rio Grande do Sul, este tipo de iniciativa é pioneira, sendo que o sucesso das ações desenvolvidas pelos membros do Comitê só terão sucesso se todo cidadão barbosense encampar a responsabilidade de junto com os órgãos Governamentais estar atentos e prevenidos contra os riscos da nova gripe.
O Comitê é formado inicialmente pelo Secretário Municipal de Saúde que atua como coordenador, pelo Médico Diretor Técnico, Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica da SMS, pelo Dirigente de Relações Institucionais da Administração Municipal, pelo Secretário Especial de Governo e por um representante do hospital B. São Roque. Nesta sexta-feira agrega-se ao comitê um representante da Secretaria de Educação e da ACI.
Carlos Barbosa, até o momento, não registrou nenhum caso suspeito de Influenza A, o que deixa os órgãos de saúde mais tranquilos e com uma margem de segurança para trabalhar a prevenção.
A Secretaria de Saúde pede para que os barbosenses fiquem atentos para as dicas do folder informativo que está sendo distribuído e que sigam atentamente as instruções.
Desta forma diminuiremos consideravelmente o risco de termos casos da nova gripe em nosso município.
Alguns esclarecimentos de mitos e verdades sobre a Gripe A: 1 .- P: Quanto tempo pode durar o vírus vivo em uma superfície? R: Até 10 horas.
2. -P: Qual a utilidade do álcool para limpar as mãos? R: Deixa o vírus inativo e mata-o.
3 ..- Q: Qual é o meio mais eficaz de infecção deste vírus? R: O ar não é a forma mais eficaz de transmissão do vírus, o fator mais importante para a fixação do vírus é a umidade, (revestimento do nariz, boca e olhos), o vírus não voa e não atinge mais de um metro distância.
4 .- Q: É fácil a infectar-se em aviões? R: Não é um meio propício.
5 .- Q: Como posso evitar a infecção? R: Não levar as mãos ao rosto, olhos, nariz e boca. Não ter contato com pessoas doentes. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.
6 .- Q: Qual é o período de incubação do vírus? R: Em média 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase que imediatamente.
7 .- Q: Quando você deve começar a tomar medicação? R: Se tomada até 72 horas depois, as perspectivas são muito boas, a melhora é de 100%.
8 .- Q: Qual é a forma como o vírus entra no corpo? A: Contato ao dar a mão ou beijar na bochecha. Ele penetra pelo nariz, boca e olhos.
9 .- Q: O vírus é letal? R: Não, o que provoca a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é pneumonia
10 .- Q: A água nas piscinas transmite o vírus? A: Não, porque ele contém substâncias químicas e clorados
11 .- Q: Quando pode iniciar o contágio, mesmo antes ou só quando os sintomas ocorrem? R: Desde que se tenha o vírus antes dos sintomas
12 .- Q: Qual é a probabilidade de recaída com a mesma doença? R: 0%, pois fica-se imune ao vírus.
13 .- Q: Onde é que o vírus se encontra no meio ambiente? R: Quando uma pessoa contagiada tosse ou espirra , o vírus pode permanecer em superfícies lisas, como portas, dinheiro, papéis, documentos, desde que haja umidade. Uma vez que não se pode esterilizar o ambiente é extremamente recomendada higiene das mãos.
14 .- Q: Se eu for para um hospital particular podem cobrar-me o remédio? R: Não, existe um acordo de não cobrar, porque o governo o está proporcionando a todas as instituições de saúde públicas e privadas.
15.- Q: O vírus ataca mais os asmáticos? R: Sim, esse pacientes são mais sensíveis, mas este é um germe novo, todos são igualmente suscetíveis.
16 .- Q: Qual é a população que este vírus está atacando? R: 20 a 50 anos de idade.
17 .- Q: Posso fazer exercício ao ar livre? R: Sim, o vírus não vai para o ar e não tem asas.
18 .- Q: Existe alguma vantagem em tomar vitamina C? R: Não serve de nada para evitar a infecção por este vírus, mas ajuda a resistir aos sintomas.
19 .- Q: Quem está a salvo da doença ou quem é menos suscetível? R: Não há ninguém a salvo, o que ajuda é a higiene dentro de casa, escritório, utensílios e não ir a lugares públicos.
20 .- Q: Será que o vírus se move? R: Não, o vírus não tem nem pernas nem asas, só com um empurrão para entrar no interior do corpo.
21.- Q: Os bichos de estimação podem propagar o vírus? R: Este vírus não.
22 .- Q: Se eu for a um velório de alguém que morreu deste vírus posso infectar- me? R: Claro que NÃO.
23.- Q: Qual é o risco de mulheres grávidas com o vírus? R: As mulheres grávidas têm o mesmo risco de qualquer pessoa, mas é por dois, elas podem tomar antivirais em caso de infecção, mas com rigorosa supervisão médica.
24.- Q: Posso tomar ácido acetilsalisílico (aspirina)? R: Não é recomendado, pode causar outras doenças, a menos que tenha sido receitado para problemas coronários, nesse caso, deve-se continuar.
25 .-
aqui>