Energia elétrica
Plantio inadequado de árvores nas proximidades da rede de energia elétrica prejudica fornecimento.
A interrupção no fornecimento de energia causada pelo contato de árvores com a rede elétrica foi a principal pauta debatida nas reuniões que a cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (certel Energia) promoveu com seus líderes de núcleo, dias 14, 15, 16 e 17 de julho, em Salvador do Sul, Lajeado, Boqueirão do Leão e Teutônia, respectivamente. As lideranças, que representam suas comunidades perante à cooperativa, ressaltaram que os cortes na distribuição causados por esta aproximação são demasiados e afetam consideravelmente a vida dos consumidores. Eventualmente, o contato entre vegetação e rede elétrica também pode comprometer a segurança das pessoas, com fiações rompidas e postes caídos.
O presidente da Certel Energia, Egon Édio Hoerlle, salientou a necessidade de os associados se conscientizarem quanto ao plantio apropriado, ou seja, que não invada a faixa de domínio de 15 metros (7,5 metros para cada lado) da rede elétrica. Para minimizar os prejuízos das árvores de médio ou grande porte já plantadas próximas às redes elétricas, a Certel Energia conta com uma equipe especializada de podas, que deve ser acionada pelo telefone gratuito 0800 516300.
Como as redes estão expostas às ações climáticas, os temporais têm ocasionado problemas de grande proporção. “As árvores encostam ou caem sobre a fiação elétrica, rompendo cabos e danificando postes e transformadores, trazendo o desconforto e o prejuízo causados pela falta de energia”, afirma Hoerlle.
Orientações O engenheiro agrônomo Ricardo Jasper, responsável pelo setor de meio ambiente da Cooperativa Regional de desenvolvimento Teutônia (Certel), fornece algumas dicas para evitar acidentes:
Jornal Ação: Quais os principais cuidados necessários na hora de plantar uma árvore? JASPER: O mais importante é adequar as espécies às características do local onde serão plantadas. A faixa de domínio de 15 metros da rede elétrica deve ser mantida livre das árvores. Se for o caso de utilizar este espaço, deve-se optar por espécies de pequeno porte. Sugerimos a utilização de espécies frutíferas e arbustivas na faixa de domínio. Forrageiras ou pastagens também podem ser utilizadas.
Jornal Ação: Quantas equipes a Certel consegue disponibilizar para atuar nesses casos? JASPER: Normalmente, disponibilizamos três equipes que atuam permanentemente na limpeza da faixa de domínio e podas. Em casos emergenciais, todas as equipes podem ser deslocadas com o propósito de eliminar problemas que afetem a segurança operacional das redes e a distribuição de energia. Doze equipes de plantões da Certel Energia também estão envolvidas neste trabalho.
Jornal Ação: Além da falta de luz, há mais riscos oferecidos pela proximidade entre árvores e rede elétrica? JASPER: O contato de árvores ou galhos de árvores com a rede representa um grande risco para as pessoas e os animais. Especialmente em dias de chuva e temporais, este risco aumenta e predispõe a ocorrência de acidentes, podendo até causar a morte.
Jornal Ação: De que forma o associado pode auxiliar a sua cooperativa para a manutenção da limpeza nas faixas de domínio das redes? JASPER: A conscientização das pessoas para que seja evitado o plantio de árvores que gere conflito com as redes é fundamental. Acredito que isto depende da atitude do próprio associado, uma vez que ele é o maior beneficiado pela energia e ninguém gosta de ficar sem luz e, muito menos, de correr riscos. É muito importante que o nosso associado comunique casos que ofereçam riscos e também ajude a conscientizar as demais pessoas de sua comunidade para evitar o plantio de árvores nestes espaços.
aqui>