Dia D Homens foi segunda
Conscientizar os homens sobre a importância de exames preventivos este o principal motivo.
Como ocorrido em municípios vizinhos, a Secretaria da Saúde e Ação Social de Salvador do Sul realizou, na segunda-feira, dia 28, o Dia D Homens. O tempo instável, infelizmente, acabou atrapalhando a presença de um grande público na sede da Associação dos Servidores Municipais (assemssul), que recebeu o evento.
Após a abertura oficial, que foi prestigiada pelo vice-prefeito José Valdir Mildner (PSB) e pela secretária municipal da Saúde e Ação Social, Odete Bohn, o médico Everton Taschetto, destacou a importância da prevenção ao câncer de próstata.
Taschetto, de maneira simples e direta e também fazendo uso de slides, procurou, inicialmente, contextualizar o papel da próstata. Mas, sem dúvida, umas das questões que mais chamou atenção dos homens que compareceram a Assemssul é o certo receio na prevenção à terrível doença. “As mulheres ainda são mais precavidas em relação à sua saúde que os homens”, avalia o médico, recordando que um número inexpressivo de homens busca esclarecimentos através de consultas sobre a possibilidade de estarem sofrendo desse câncer, que é o segundo que mais mata, atualmente.
Um fator agravante é a remota ocorrência de dores geradas pelo câncer de próstata. Os sintomas tidos como mais comuns são urinar várias vezes ao dia, em pouca quantidade, com desconforto e com presença de sangue na urina.
Como qualquer outro tipo câncer, o diagnóstico precoce é decisivo para a cura. Por isso, todos os homens são orientados a realizar, anualmente, a partir dos 40 anos de idade, exames preventivos, seja o PSA (sangue) ou o toque retal.
aqui>