Agenda 2030
Itens da Agenda 2030 serão sugeridos por delegados eleitos em audiência.
O desenvolvimento urbano de Carlos Barbosa pelos próximos 20 anos foi o tema da audiência pública que aconteceu na noite de quinta-feira, dia 29, no Cine Ideale. Mais de 70 pessoas participaram do debate intitulado “Planejamento Urbano com Sustentabilidade”, que definiu diretrizes nas áreas de Ocupação do Solo, Mobilidade Urbana, Sustentabilidade, Serviços Públicos, cultura, Lazer, Ser Humano e Sociedade e Economia.
A audiência pública debateu a “Agenda 2030”, dentro do tema global da Conferência das Cidades “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação de Política de Desenvolvimento Urbano”. A Agenda 2030 será formulada por 10 delegados, eleitos pelas entidades representativas da sociedade, e apresentada na Conferência Estadual das Cidades, no início de 2010, e posteriormente na nacional, em maio do ano que vem.
O dirigente do Departamento de Relações Institucionais Rodrigo Stradiotti deu início a audiência destacando a ousadia de planejar a longo prazo o desenvolvimento do município e lembrando que o objetivo do encontro era definir as diretrizes para que os delegados eleitos ao fim da audiência pudessem desenvolver sugestões baseadas no conceito de sustentabilidade dentro de cada eixo.
Os presentes tiveram palestra sobre o tema com a arquiteta Angélica Hoffmann Mendes, que explicou como deve ser calculado o custo de produção do que é consumido, o que nem sempre é mensurável em cifras. “99% das coisas que nós cultivamos, processamos e transformamos viram lixo em menos de seis meses”, colocou.
Em seguida foi o advogado Darci Reali que discorreu sobre as dificuldades encontradas pelos municípios para se desenvolverem. Segundo ele, falta planejamento visando aspectos como crescimento populacional, expansão urbana e formas de intervenção para humanizar os espaços. Neste aspecto citou como exemplo a construção do calçadão, feita quando era Secretário da Administração em Carlos Barbosa, e que humanizou um espaço que até então servia apenas para estacionamento e tráfego de veículos e hoje é um dos mais importantes locais de convivência da cidade.
O prefeito Fernando Xavier da Silva encerrou a reunião, conduzindo as votações a respeito do que deveria ser discutido pelos delegados eleitos em cada área pré-definida pela Agenda e outras sugeridas pelos presentes. A partir da definição dos delegados, estes passam a debater a Agenda, trazendo sugestões para os problemas previstos para os próximos 20 anos em todas as esferas.
Delegados Representantes do Poder Executivo: Secretário de Planejamento, obras, Segurança e Trânsito Antônio Gelmini Secretário de Saúde José Carlos Ribeiro Secretária de Educação Marize Beatriz Guerra Pontin
Representante do Poder Legislativo: Vereador Valmir Zaparoli
Representante do Conselho Municipal de Urbanismo e Ambiente (COMUA): Arquiteta Angélica Hoffmann Mendes
Representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE): Presidente Jorge Rojas Corrales
Representante das entidades ou conselhos profissionais: Engenheiro Marcelo Gedoz (CREA)
Representante dos trabalhadores, por suas entidades sindicais: Todson Marcelo Andrade (Sindicato dos Metalúrgicos)
Representante dos movimentos populares: Sabrina Possamai (ABAPA)
Representante da ACI: Presidente Marcos Antônio Rigo
aqui>