Logo do município
Visando maior economia, a Administração Municipal quer estabelecer um logotipo definitivo para o município.
Até o final de abril Carlos Barbosa deverá ser identificada por uma marca própria, eleita através de concurso a ser aberto nas próximas semanas. Uma comissão, formada a partir da audiência pública que ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 12, no Cine Ideale, irá formular o edital para participação no concurso, os prazos para a entrega dos trabalhos e votação até a eleição do melhor logomarca e slogan.
A audiência foi aberta pelo prefeito Fernando Xavier da Silva, que introduziu a necessidade de uma identidade visual única para representar o município, e não apenas uma administração, evitando assim o desperdício de material logotipado. “Não é o prefeito Xavier que está criando a marca. A marca será criada para o município de Carlos Barbosa”, colocou.
O dirigente do Departamento de Relações Institucionais Rodrigo Stradiotti explicou sobre a identificação através da logotipia. “No momento que a pessoa enxergar esta marca, tem que ser de fácil identificação. Queremos que represente nossos destinos turísticos, nossas indústrias, nossas entidades”, e acrescentou que a escolha da logo e slogan vencedores será feita pela comunidade, através de votação popular.
As sugestões do Departamento de Turismo da Associação do Comércio, Indústria e Serviçoes (ACI), entregues em ofício, para a escolha da logotipia foi melhor explicada pela secretária de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços Melissa Baccon, que faz parte do departamento e também explicou o que é uma marca para os presentes na audiência. O departamento sugeriu aspectos que devem ser observados quando da escolha da marca, entre eles a aplicabilidade do material, em virtude de cores, viabilidade e custo de produção.
Por votação, a comissão ficou composta por sete membros, sendo três representantes do Poder Público, dois da ACI, um da Tramontina e um da cooperativa santa clara. A comissão tem autonomia para definir as datas limites, dentro do prazo estipulado na audiência para a entrega do material, e para contratação de consutoria técnica na área para ajudar na seleção dos trabalhos.
Segundo a votação da audiência, em um primeiro momento, assim que estiver disponível o edital do concurso, os concorrentes terão um determinado prazo para apresentar seus trabalhos de logotipia ou slogan, com a descrição do desenho. A comissão selecionará os melhores trabalhos e os finalistas devem entregar também o Manual de Aplicabilidade da logo, estando aberta a partir deste momento a votação popular para eleição dos vencedores da logo e do slogan que passam a identificar o município. A comissão também define a premiação que será entregue aos ganhadores.
aqui>