100 anos da estação
Estação Ferroviária de Barão completou 100 anos no dia 01 de dezembro.
A Estação Ferroviária de Barão, marco da colonização e desenvolvimento do município comemorou na última terça-feira 01 de dezembro, 100 anos de sua inauguração. A Estação Ferroviária fez parte de uma linha que ligava esta a outras cidades da região e a Capital do Estado. Passados 100 anos da sua inauguração e três décadas de sua desativação a via férrea traz saudades. A Estação Ferroviária de Barão ainda está de pé e com a manutenção destes prédios históricos poderá continuar marcando época.
O Prefeito Municipal Cláudio Ferrari abriu oficialmente as solenidades destacando que os prédios da estação ferroviária e da casa do feitor são ocupados atualmente pela administração municipal. Salientou ainda que a estrada de ferro e a estrada Buarque de Macedo foram marcos históricos para o progresso e desenvolvimento do nosso município.
Na seqüência a orquestra Infanto Juvenil do Instituto Popular de Arte e Educação de Porto Alegre emocionou o público presente com musicas do folclore brasileiro e natalino. Para fazer parte da orquestra é necessário que os jovens entre 12 e 17 anos estejam freqüentando a escola e os ensaios são realizados em turno adverso ao da escola. Os alunos do terceiro ano B do ensino médio do Instituto Estadual de Educação Assunta Fortini fizeram um relato histórico da evolução da estrada de ferro em nosso município. Os alunos liderados pela professora Neide Girardi Ferrari realizaram pesquisas em vários museus do trem espalhados pela região, buscando uma coletânea de dados para mostrar a importância da malha ferroviária na nossa região.
O vento culminou com uma exposição de fotos antiga denominada caminhos de ferro, cedidas pelo acervo do museu do Imigrante de Bento Gonçalves.
aqui>