Igreja evangélica em restauro

Domingo de lançamento das obras de restauro da Igreja Evangélica.

Para o município de São Vendelino, o domingo de 27 de dezembro de 2009 passa a ser uma data marcante; pois foram nesta data, lançadas as de restauro e revitalização da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil do Município. Estiveram presentes na solenidade a Excelentíssima Senhora Municipal Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, o vice-prefeito Harry Lothário Seibert, os vereadores Martina Seibert, Cristiano João Rucks, Dilmar Patzlaff, Paulo Joaquim Hoffelder e jair Schoulten, além do Secretário Municipal de Educação, e Desporto, Diego Lutz, o presidente da comunidade Evangélica André Weber, demais membros da da comunidade e paróquia, além dos Pastores e comunidade em geral.

Interditada desde o mês de abril deste ano por apresentar sua estrutura comprometida, o restauro e revitalização da Igreja foi aprovado pelo conselho Estadual de Cultura do Do Rio Grande do Sul, podendo receber recursos através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O evento que teve seu início às 11 horas, marcou o lançamento oficial das obras de restauro e revitalização da Igreja, previstas para iniciarem no mês de janeiro de 2010 e com duração de 12 meses.

Foi um momento de grande comemoração da Administração Municipal e Comunidade Evangélica, uma vez que o projeto de restauro foi reencaminhado no dia 26 de janeiro de 2009, coordenado pela Professora Mestre Cristina Seibert Schneider. A Pastora da comunidade Maria Marielene Eckerleben falou representando a comunidade e agradeceu a todos os envolvidos no projeto.

Reiterou a importância da igreja para a vida da comunidade. "Quando tivemos de interditar é como se o chão fosse retirado dos membros da comunidade. Mas agora é um momento de agradecer pois daqui a um tempo poderemos voltar para a nossa igreja".

A Prefeita Municipal Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, em seu pronunciamento, reiterou a importância do templo como uma marca de São Vendelino e a importância do início das obras para a sua conclusão dentro do prazo previsto. "A identidade da comunidade é esta igreja e entendo o anseio de todos em poder voltar a celebrar seus cultos dentro da sua igreja, que é nosso Patrimônio Histórico", afirma a Prefeita.

As obras serão iniciadas após o recebimento do Patrocínio da Empresa Móveis Kappeberg que financia R$ 170.000,00, praticamente 50% do projeto, além do patrocínio da Prefeitura Municipal no valor de R$14.500,00. Logo em seguida à solenidade, foram assinados documentos importantes para as obras.

No primeiro, a comunidade contrata a empresa Kroma de Porto Alegre, representada pelo arquiteto Analino Zorzi e Vânia Zorzi, para a realização das obras de restauro e revitalização da Igreja. Também foi assinado um Protocolo de intenções pela Prefeita Municipal e Comunidade Evangélica, onde a Administração compromete-se pelo repasse dos valores da da Prefeitura dentro do projeto.

Também, durante a manhã, funcionários da Empresa Kroma, autoridades e comunidade simbolicamente representaram o início das obras e visitaram, acompanhados pelo Corpo de Voluntários, a parte interna da Igreja para verificar seu estado. Ao final, foi realizado um almoço festivo de comemoração pelo início das obras e também ali foi oficializado o Livro Ouro, que buscará auxílio financeiro de todos que se interessarem em doar alguma quantia em dinheiro, auxiliando a comunidade para a realização das obras de restauro.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.