Lançamento do projeto “Polícia Cidadã”
3º Pelotão de Salvador do Sul.
Em 09/02/2010 a brigada militar lançou em Salvador do Sul, assim como em todo o Estado, o projeto Polícia Cidadã. O projeto prevê a participação da comunidade na resolução dos seus próprios problemas, estabelecendo-se uma parceria com o objetivo de se melhorar a qualidade de vida de todos. Será que o sentimento de medo e intranqüilidade evoluiria se a comunidade estivesse envolvida na busca de estratégias voltadas para a sua segurança? Visando aperfeiçoar o processo de melhoria da qualidade de vida da comunidade, agregando ao trabalho do policial militar valores e sentimentos de participação, desprendimento e vida comunitária, a Brigada Militar implanta o presente projeto, durante o qual buscará servir de instrumento para organização da vida em sociedade da sua comunidade, alcançando todos os dispositivos e mecanismos disponíveis.
O projeto abrangerá os segmentos organizados, indústria e comércio, segmentos de serviços e comunidade em geral, tem como objetivo criar uma rede de segurança que envolva todos os segmentos da comunidade, treinando os integrantes dessa, preparando-os para participar no processo preventivo através da identificação de atos e atitudes suspeitas, estabelecendo conjuntamente com a comunidade, novas estratégias para solução de problemas de segurança pública, estabelecendo relações de confiabilidade da comunidade em relação à Brigada Militar.
A redução da violência somente será possível se a sociedade estiver organizada e passar a participar efetivamente em busca da resolução dos seus problemas, sendo que este caminho deve ser construído.
O criminoso a cada dia se especializa em novas técnicas para burlar o sistema social, e a comunidade não pode ficar parada, têm que se organizar e se envolver neste processo, propor novas técnicas, novas estratégias que venham a se antecipar às ações de criminosos.
A eficiência do serviço prestado pela Brigada Militar será medida pela capacidade de manter em índices aceitáveis os indicadores de criminalidade, através da prevenção. O Policial Militar da Unidade vai trabalhar com os cidadãos de bem da nossa comunidade, construindo uma relação de parceria e confiança.
Kleber Moraes da Silva – 1º SGT QPM1Comandante do 3º Pelotão Salvador do Sul
aqui>