Cancha de bochas
Sport Clube Gaúcho inaugura oficialmente a cancha de bochas Arlindo Scottá.

No último sábado, dia 27, foi inaugurada em arroio Canoas a cancha de Bochas que leva o nome de um dos idealizadores e maior responsável pela sua concretização. Arlindo Scottá sempre deixou muito clara sua intenção em relação a parte inferior do ginásio do Gaúcho, tendo sempre exposto suas ideias e lutando tanto financeiramente quanto com grande incentivo para que a tão sonhada cancha passasse de sonho à realidade.
Após meses de trabalho, a cancha e o piso inferior do ginásio foram concluídos e o lugar ficou muito confortável e bonito. Arlindo chegou a jogar algumas vezes na cancha, sendo a mais simbólica delas na festa do seu aniversário de 60 anos, realizada no dia 23 de agosto de 2009.
Arlindo faleceu no dia 18 de outubro de 2009, em sua casa, na cidade de Salvador do Sul. A causa apontada foi aneurisma na aorta. Infelizmente o quadro não pôde ser revertido, deixando todos surpresos, extremamente tristes e inconformados com a notícia.
Nunca foi novidade o carinho, o respeito e a consideração que Arlindo tinha por Arroio Canoas. Lugar onde nasceu, passou sua infância e parte da juventude, saindo da localidade para se dedicar aos estudos. Com esforços conseguiu se formar em Direito e depois passou a exercer a profissão de juiz. Como estava aposentado, nos últimos tempos se dedicava muito às bochas, uma grande paixão sua. E comparecia frequentemente a Arroio Canoas, fosse para jogar bocha, jogar carta, ver os amigos ou visitar a maioria dos irmãos, que ainda vivem na comunidade.
Participaram da cerimônia de inauguração da placa que leva o seu nome, além de familiares, ainda muito emocionados com a perda recente, amigos pessoais de Arlindo, os competidores do torneio de bochas – dentre os quais também havia amigos pessoais, o prefeito do município Cláudio Ferrari, a primeira dama Neide Girardi Ferrari, o vice-prefeito Tercílio Anselmini, o vereador da localidade Dalcir Ebeling, o presidente do Sport Clube Gaúcho Volmir Ziglio e demais membros da diretoria do clube, além de muitas pessoas da comunidade.
Para selar oficialmente a inauguração foi realizado um torneio de bochas com várias equipes da região. O torneio iniciou às 13h30 e contou com as seguintes equipes: Caça e Pesca, de Canoas; Braço Forte, de Santo Antônio de Castro; SUS, de Salvador do Sul; Clube Kennedy, de Carlos Barbosa; Amizade, de Carlos Barbosa; e do ctg trilha Serrana, também de Carlos Barbosa.
Perto das 20h30 foi servida a janta, um delicioso e farto churrasco, aberto a todas as pessoas da comunidade.
O torneio se estendeu até aproximadamente às 23h15 da noite, tendo como equipe campeã o Clube Kennedy, de Carlos Barbosa, que levou como prêmio um jogo de bochas. O segundo lugar (Braço Forte, de Santo Antônio de Castro) e o terceiro (SUS, de Salvador do Sul) levaram pra casa troféus personalizados e muito bonitos.
Foi entregue também para todas as equipes e para a viúva de Arlindo, Ilse Terezinha, um pequeno troféu para simbolizar o momento.
Por todos esses motivos, a cerimônia teve muito sentimento envolvido, pois praticamente todos os presentes conviveram com Arlindo, conheciam-no e sabiam a importância desse projeto para ele.
O momento da inauguração da placa foi emocionante, com uma breve cerimônia religiosa e uma benção sobre a cancha. As autoridades e alguns familiares discursaram e enfatizaram a importância que aquele momento tinha.
Sabe-se que a falta que Arlindo faz nunca poderá ser medida nem restituída, mas o momento foi muito bonito, homenageando-o, principalmente, pela pessoa que foi e pelo sentimento de saudade que deixou em cada pessoa que o conheceu realmente.
Alexandra Ungaratto. – Arroio Canoas, 01 de março.
aqui>