Lançamento oficial da Festa Colonial
Lançamento da 5ª Festa Colonial e Traje das Rainhas.
Na última quinta-feira, dia 18, houve o Lançamento da 5ª festa colonial e Traje das Rainhas No Centro comunitário São José. Este aconteceu logo após a celebração da missa que iniciou o Tríduo ao padroeiro, na capela São José, ao lado. Na ocasião, a população baronense compareceu e participou com entusiasmo do cerimonial, fazendo da noite um evento importante e único em nosso calendário.
As pessoas foram recepcionadas na portaria com a entrega da primeira edição do jornal da festa. Esse periódico será distribuído de tempos em tempos, trazendo informações e novidades sobre a Festa Colonial. Na primeira edição constaram, entre outras coisas, o Hino de Barão, as receitas do Licor de Figo e da Torta de Figo, especiaria francesa que veio de encontro à nossa fruta símbolo.
E sobre as atrações confirmadas, essas que o jornal da festa também reforçou, estão na pauta do evento o grupo Tchê Guri na sexta-feira; o já esperado show do Nenhum de Nós na noite de sábado, além de várias bandas de rock, inclusive Banda Armazém e Os Mesmos, duas bandas baronenses; Show de Bandas; Os Bertussi, entre outros.
O cerimonial de abertura trouxe em seu protocolo um pouco da história de nosso município, fazendo um apanhado de grandes acontecimentos e mudanças que se seguiram ao longo dos anos, até chegarmos aos dias de hoje.
Com isso, apresentaram-se oficialmente os trajes de nossas soberanas, que trouxeram em suas linhas todo esse legado deixado por anos de trabalho e conquistas. Os vestidos têm em seus contornos características lembrando o Centenário da Estação Férrea, esta que colaborou por anos na impulsão do progresso de toda a nossa região. Trazem também uma composição que lembra as etnias que compõe o quadro populacional de nosso chão. As Soberanas e Garotas Gerânio trouxeram, com toda a sua elegância, analogias aos símbolos baronenses: o gerânio e o figo. Além disso, apresentaram, com sua simpatia e simplicidade, a beleza de nossa terra, a receptividade de nossa gente e o acolhimento que transcende livremente através de seus sorrisos e atitudes.
Finalizando a noite com chave de ouro, apresentou-se o grupo folclórico Volkstanzgruppe KAB Laggenbeck, vindo diretamente das regiões geladas da Alemanha para prestigiar nos com toda a sua cultura, musicalidade requintada e danças típicas. Antes de se apresentar no Lançamento da Festa Colonial, a comitiva conheceu a Empresa Ortobras, com a qual ficou fascinada pela infra- estrutura e pela preocupação constante com a igualdade de direitos, acessibilidade e inclusão. Esses quesitos, como se pôde perceber, são questões a que os alemães que nos visitaram se preocupam muito e acreditam na importância dessa iniciativa que, verdade, tantas empresas baronenses e tantas pessoas se dispõem também a abraçar. Ficamos felizes com a boa relação que foi criada com essas pessoas de um lugar tão distante, mas muito próximo também e que atravessa de maneira inevitável muito de nosso passado e nossa cultura. E assim se iniciam as festividades da 5ª Festa Colonial de Barão.
Fonte: Site Oficial. Portal Notícias Do Sul. Disponível: <aqui>