A grande figueira
Grande Figueira Tricentenária sofre ação do tempo.
A Figueira Tricentenária “Preservada durante a derrubada do mato nativo pelos imigrantes Ebert (pioneiro), agora faz parte do roteiro de turismo rural “Caminho das Velhas Colônias” no qual o município de Barão está incluído. Esta árvore tricentenária continua sendo preservada pelos descendentes Ebert e se localiza na atual propriedade de Licita Ebert Nicodem. Ela cobre uma área de 1.275 metros quadrados de copa e seu tronco ultrapassa os dois metros de diâmetro. Eis mais uma lição dos imigrantes: a preocupação com o meio ambiente, isso há 150 anos atrás”. Trecho contido no verso do livro “Linha Francesa, uma história quase esquecida”, de nosso escritor baronense Guido Carlos Bourscheid.
Há cerca de dois meses, a Árvore Tricentenária, um dos pontos turísticos mais interessantes de Barão, que se encontra na Linha francesa alta, sofreu uma ação do tempo. Um dos grandes galhos que compõem a sua copa se quebrou.
Infelizmente, essa majestosa maravilha da natureza teve parte de sua estrutura danificada, provavelmente por causa de seu peso e formato horizontal sustentado pelo tronco que, por isso, não suportou mais a sua grande estrutura. A planta também pode ter sofrido ação de parasitas ou hospedeiros que se alojaram no seu interior. Além disso, é possível que tenha havido um acúmulo importante de água dentro da copa, possibilitando a criação de fungos que foram deteriorando sua estrutura, fazendo com que parte dela viesse a se partir.
Essa pode ser uma boa oportunidade das pessoas conhecerem essa árvore, considerada um dos símbolos da Linha Francesa Alta, e verem o quão incrível pode ser o potencial da natureza, nesse caso traduzido pela grandiosidade e formato arrojado que apresenta a Grande Figueira Tricentenária. A figueira ainda é uma árvore muito resistente, porém percebemos que é difícil dela se sustentar, justamente por seu tamanho. Então, vamos conhecê-la e aproveitar a chance de valorizarmos as nossas belezas baronenses, que precisam ser conhecidas e divulgadas mais e mais.
aqui>