Logomarca
Edital da logomarca de Carlos Barbosa será reaberto.
A comissão responsável pela escolha da logomarca que representará Carlos Barbosa decidiu por reabrir o edital do Concurso em reunião nesta terça-feira.
Os trabalhos finalistas, bem como os demais inscritos, serão desclassificados.
Os artistas que concorreram no primeiro edital podem re-encaminhar seus projetos com adequações que julgarem necessárias para que o trabalho represente o município em todos os seus aspectos, como previsto no edital do concurso. O concurso é aberto a qualquer pessoa que tenha interesse em participar.
O objetivo da criação de uma logomarca para uso do município, especialmente na área turística, é identificar Carlos Barbosa não só no estado, mas em todo o Brasil e mesmo em outros países. Outra proposta é evitar o desperdício de material público, sobretudo na transição de governos.
Como porta-voz da comissão, formada por representantes do Poder Público Municipal, Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI), do Grupo Tramontina, cooperativa santa clara, historiador e publicitários, está o dirigente do Departamento de Relações Institucionais e representante da Administração Municipal Rodrigo Stradiotti. Segundo ele, a decisão da comissão tem por base a audiência pública, onde os presentes sugeriram alterações diversas uma vez que foi praticamente unânime a percepção que importantes elementos de representação do município não estavam contemplados nos trabalhos apresentados.
“Foram excelentes os trabalhos apresentados, mas em nenhum deles os barbosenses se identificaram. A comissão achou mais justo abrir novo processo de concurso público para aceitar novas propostas a criar uma quarta marca que reunisse as três finalistas”, coloca Rodrigo.
NOVO CONCURSO Para o novo concurso, o edital contará com mais observações sobre o que se espera da logomarca, além da transmissão da beleza, a história, a tradição e a modernidade do município. Características como aplicabilidade, fácil decodificação e identificação do município tanto na percepção do barbosense como de outras pessoas serão mantidas no novo edital.
“Para uma logomarca ser apropriada pela comunidade, tem que agradá-la e sentimos, pela audiência pública, que nenhuma destas identificou o município na percepção dos barbosenses”, coloca. A opinião dos cidadãos, especialmente através de nova audiência pública para apresentação dos trabalhos finalistas, também estará prevista no novo concurso.
O novo edital também contemplará importantes mudanças. Uma delas é que cada participante poderá concorrer com até três trabalhos, podendo ser selecionados até cinco finalistas para apreciação popular. Outra mudança diz respeito à comissão julgadora, que deverá contar com mais profissionais técnicos da área de turismo e publicidade/marketing.
O edital deve ser reaberto na próxima semana, com prazo em torno de dois meses para inscrição dos novos trabalhos concorrentes. Assim que publicado, estará a disposição no site da prefeitura (www.carlosbarbosa.rs.gov.br) no link Editais. A premiação será em setembro, dentro das comemorações de 51 anos de Carlos Barbosa.
aqui>