Turismo
Descobrimento de nossas belezas.
Muitos planos podem se tornar possíveis se, junto a eles, se juntarem a criatividade e o empenho. As nossas pequenas cidades serranas têm um potencial ainda pouquíssimo explorado, e já está na hora de transformar isso.
Com um relevo invejável e único de nossa região, juntando-se a característica provinciana de nossas construções e nossas ruas, e um povo genuinamente acolhedor, encontramos aqui o quadro perfeito para iniciarmos uma obra pelo turismo.
Não é difícil prever que o início de qualquer atividade, ainda mais uma obra grandiosa como essa, é árduo, vago e, inúmeras vezes, desanimador. E ele o é assim pelo simples motivo de entrar em um terreno que é novo para nós aqui em Barão. O turismo precisa ser descoberto. Estamos em ares de descobrir nossas capacidades. Nossa cidade está despontando para o horizonte e, como nunca, aspiramos sim um futuro promissor. E, inevitavelmente, quando se percebe que é preciso fazer algo que supra a demanda vigente, necessita-se criar os subsídios para que se inteire essa lacuna.
O turismo é a elevação de nossa condição de simples município de passagem, o que hoje em dia já é passado, ao status de município-identidade.
É a partir do investimento no turismo que descobriremos nossas belezas, nossas qualidades. Por que o turismo é muito mais do que um exercício de objetivos financeiros ou uma demonstração de potenciais – é uma forma de ver a nossa cidade e nossas comunidades com um olhar menos poluído de preconceito. É, primeiramente, valorizar o que temos de bom: e isso temos de sobra.
É possível transformar um contexto e isso sem se tornar um peso, pois é mais fácil tornar isso num ritual de manutenção do que limitar nossa conduta à passividade e à espera por soluções públicas. Sintamo-nos envolvidos e passemos, aos poucos, a olhar ao nosso redor com mais carinho, buscando dentro de nossa realidade abrandar as faltas e promover as melhorias em um trabalho conjunto de união.
Jonas Henrique Schommer – Setor de Turismo
aqui>