Mês do Meio Ambiente
Mês do Meio Ambiente lança programas para mais de 100 pessoas.
O espaço do Cine Ideale foi praticamente lotado na tarde de terça-feira, dia 1º, para o lançamento de quatro importantes programas ambientais da Administração Municipal, em iniciativa da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente. Com presença de autoridades municipais, alunos da 4ª série da escola Municipal Pe. Pedro Piccoli, professores, colaboradores e patrocinadores dos programas e imprensa, foi aberto o Mês do Meio Ambiente 2010, que contará com atividades durante todo junho.
A apresentação dos projetos de "Qualificação da coleta Seletiva", Dia "D" Eletrônicos, Patrulha Ambiental Mirim e CSL Recicla Óleo foi realizada pelo Dirigente da Divisão do Meio Ambiente Plínio Hentz, Jhenifer Coimbra Cardoso e Francieli Thums, atual e ex-estagiária do setor, respectivamente. A secretária de Educação Marize Beatriz guerra Pontin, secretaria parceira dos projetos, destacou a importância da conscientização das crianças ainda na época escolar.
O secretário de Agricultura Junior Maurício Mocelin destacou as iniciativas na área. “Não é novidade nenhuma ações fortes na área ambiental realizadas por nosso grupo político. Nunca vimos no Meio Ambiente entrave, e sim uma forma de fazer obras e ações para melhorar a qualidade de vida de nossa população.
Digo isso com propriedade porque todos vão lembrar quando foi construída a Usina de Reciclagem, quando se recuperou o lixão que caracterizava nossa cidade. Usamos essas questões ambientais não como problema, mas como soluções”.
O prefeito Fernando Xavier da Silva iniciou seu discurso entusiasmado, citando diversas obras e ações importantes realizadas para o Meio Ambiente em seus governos anteriores. Aproveitando a presença das empresas parceiras, destacou a reabilitação do antigo lixão, a construção da Usina de Triagem e Aterros Sanitário e, em especial, o apoio para a constituição da Funresíduo, que recebe os resíduos industriais de diversas empresas do município. O prefeito também citou as iniciativas do “Educação para o Cotidiano”, onde as crianças terão oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em assuntos sociais como Drogadição, Orientação Sexual, Trânsito, Gestão Pública e também Meio Ambiente.
“São coisas simples, mas extremamente eficazes se todos nós fizermos. E todos nós temos a obrigação neste processo. Temos condições de começar aqui um novo momento em relação ao Meio Ambiente, a conscientização da população do nosso município. Se o fizermos bem feito, Carlos Barbosa será exemplo para outros municípios, assim como já somos em outros aspectos”, finalizou o prefeito.
PROGRAMAÇÃO DO MÊS DO MEIO AMBIENTE
A próxima atividade programada no Mês do Meio Ambiente será o plantio da paineira na Praça da Igreja Matriz, no dia 7, às 14h. A árvore foi plantada nos anos 70, estava necrosada e foi retirada do local, e agora será substituída por uma nova paineira. Alunos da 4ª série da Escola Estadual Carlos Barbosa acompanharão a atividade. Neste dia haverá ainda pedágio ecológico.
Terça-feira, dia 8, uma atividade será realizada na Escola Municipal de Educação infantil Arco-Íris. Será o lançamento do projeto “O Meio Ambiente Mais Vivo, às 9h30min, com participação da equipe da Secretaria de Agricultura.
Na quinta-feira, dia 10, haverá atividades em Torino, com alunos da Escola Estadual Dom Vital. As crianças participarão de recolhimento de lixo em vias da localidade e conhecerão o projeto de Qualificação, que será apresentado pela Divisão do Meio Ambiente da prefeitura Municipal. Nos dias 14 e 15 será a vez das escolas Santa Luzia, em Santa Luiza, e Salvador Bordini, no Cinco Baixo, conhecerem o projeto.
Ainda dentro da programação do Mês, nos dias 11 e 12 haverá a coleta de resíduos eletrônicos na Rua Coberta, em uma atividade aberta a toda a comunidade.
Junho ainda contará com outras atividades junto às escolas, iniciando pela apresentação do Projeto de Qualificação de Coleta Seletiva e implantação nas escolas dos coletores verdes e amarelos, para lixo orgânico e seco, respectivamente. Os estudantes participam ainda de atividades como limpeza de vias, arroios e parques, repovoamento de arroios com alevinos, visitas a Usina de Triagem e Aterro Sanitário Municipal, pedágios e caminhadas ecológicas.
Coleta de resíduos domésticos terá qualificação
A Qualificação da Coleta Seletiva inicia nas escolas barbosenses. A partir deste mês os alunos conhecerão o projeto e passarão a conviver com os coletores verdes e amarelos, para lixo orgânico e seco, respectivamente, como protótipo dos que serão colocados nas áreas centrais quando iniciar a coleta por pontos.
Todas as escolas municipais receberão o novo sistema de separação.
O projeto visa a qualificação da separação do resíduo doméstico para adequação da população ao novo sistema de coleta seletiva em pontos da cidade, o que deve ser implantado no próximo ano. Com isso, será ampliada a vida útil do Aterro Sanitário Municipal.
Uma das principais mudanças na coletiva seletiva diz respeito a abrangência. A partir deste mês todas as comunidades do interior do município terão a coleta do lixo seco mensalmente. Serão 23 comunidades abrangidas, além da sede do município.
A qualificação acontece também nas áreas centrais. O recolhimento no Centro acontecerá a partir das 20h, evitando o trânsito intenso durante alguns horários do dia.
Patrulha Ambiental irá abranger alunos de 1ª a 4ª série
As escolas municipais contarão com a reativação da Patrulha Ambiental Mirim. O projeto, que já aconteceu nos anos de 2003 e 2004, tem o objetivo de formar pequenos fiscais do Meio Ambiente, os quais serão atuantes tanto no ato de denunciar como de buscar solução para irregularidades visualizadas.
Os alunos de 1ª a 4ª série que participam do projeto recebem treinamento especializado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, compreendendo que cuidar do meio ambiente é proteger a própria saúde, além de preservar os recursos naturais existentes. Este treinamento compreende palestras, visitas e outras atividades de conscientização.
A sensibilização das crianças é fundamental para que este comportamento se estenda também aos adultos, pois são elas que colocam em prática, cobrando dos pais e adultos quem convivem de agir corretamente.
Óleo usado terá destinação adequada
Desde o final do ano passado a Administração Municipal tem atuado diretamente na conscientização acerca da destinação correta do óleo usado de cozinha, através da parceria com empresas locais do ramo alimentício. Agora a coleta chega a todos os barbosenses, através da coleta do óleo porta a porta, juntamente com a coleta seletiva, no projeto CSL Recicla Óleo.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente visa, com este projeto, mudar os hábitos dos barbosenses também dentro de casa, abolindo práticas comuns, e perigosas, como a de jogar o óleo na pia após o uso. Quando jogado na água, o óleo causa diversos danos ao meio ambiente e aos ecossistemas aquáticos.
Como ele fica retido na superfície, bloqueia a entrada de luz solar e oxigênio na água. Em casa também pode prejudicar. Nas tubulações das residências, o óleo se acumula, atraindo ratos e baratas e causando entupimento e até rompimento das redes de coleta.
Para destinar corretamente basta que o cidadão armazene o óleo usado em garrafas plásticas, que devem ser devidamente lacradas e depositadas junto ao lixo seco. As mesmas serão recolhidas pela empresa que realiza a coleta seletiva no horário estipulado para o bairro ou comunidade.
O projeto CSL Recicla Óleo vai muito além da conscientização da população. Os cuidados abrangem o recolhimento e transporte executados corretamente, dentro da Legislação vigente, para que seja posteriormente levado a refinarias para ser tratado e transformado em biodiesel, um combustível limpo, renovável e ecológico, por uma empresa licenciada.
Eletrônicos serão recolhidos dias 11 e 12
Entre os vários projetos lançados no Mês do Meio Ambiente, o Dia “D” Eletrônicos visa o descarte correto de equipamentos de informática e similares.
Os materiais serão recolhidos nos dias 11 e 12 deste mês, em uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que acontecerá todos os anos em junho.
Os materiais recolhidos serão encaminhados a uma empresa licenciada. Cerca de 90% dos resíduos eletrônicos podem ser reciclados. Os 10% restantes são encaminhados a aterros específicos e licenciados para depósito destes materiais.
O recolhimento acontecerá na Rua Coberta, na sexta-feira (11) das 14h às 17h30min, e no sábado (12) das 8h às 11h30min.
O que será recolhido: CPU's; estabilizadores; fios/cabos; fonte de micro; impressoras; monitores; mouses; no breaks; notebooks; scanners; servidores; teclados; caixas de som; placas; alumínio; unidades de CD, DVD e disquetes; modem; roteadores; aparelhos telefônicos; celulares; carregadores; baterias de celular e outras; CD's; calculadoras; xerocadoras; aparelhos de fax; etc.
aqui>