Município recebe certificado
São Vendelino recebe a certificação de “Cidade amiga da mulher”.
No mês de maio em evento realizado no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, o Município de São Vendelino recebeu a certificação de “Cidade Amiga da Mulher”.
Participaram do evento a prefeita Municipal Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer e a Coordenadora Municipal da Mulher, Marícia Isabel Luft, que receberam a certificação da Coordenadora Estadual da Mulher Maria Helena Gonzales e do Secretário Estadual de Educação Ervino Deon.
A Certificação com o Selo Cidade Amiga da Mulher foi concedido aos Municípios em reconhecimento ao empenho no cumprimento da execução das ações do trabalho realizado pela mulher na elaboração e Implementação de Plano de Ação Municipal, que reuniu ações e atividades voltadas para as mulheres que buscam a autonomia, igualdade no mundo do trabalho e cidadania com destaques na educação inclusiva e que combate à violência contra a mulher, visando a saúde das mesmas.
O projeto Cidade Amiga da Mulher, sob a responsabilidade da Coordenadoria Estadual da Mulher, gabinete da governadora, visa melhorar a gestão das políticas públicas para a mulher fortalecendo a parceria estado-município, através da execução compartilhada de atividades em prol das gaúchas.
A certificação e a entrega do troféu “CIDADE AMIGA DA MULHER” será concedida pelo governo do estado aos municípios em reconhecimento ao empenho no cumprimento da execução de ações para a mulher, tais como: Adesão ao Projeto; Criação de coordenadoria municipal da mulher ou órgão similar e Elaboração e implementação do Plano de Ação municipal que contemple, prioritariamente, os seguintes eixos do Plano Nacional e Estadual de Políticas Públicas para a Mulher( RS Mulher): a) Autonomia, igualdade no mundo do trabalho e cidadania; b) Educação Inclusiva e não sexista; c) Enfrentamento à violência contra a mulher e d) Saúde da mulher e direitos sexuais e reprodutivos.
A articulação e reunião de diferentes secretarias executoras demonstram a preocupação do governo do estado com a transversalidade de gênero em seus programas prioritários. Nesse sentido, o Cidade Amiga da Mulher possui ações com diferentes enfoques: como a certificação dos municípios de “Cidade Amiga da Mulher”; capacitações em geração de renda, irrigação, preservação ambiental, saúde das mulheres, acessibilidade universal da lei Maria da Penha, entre outras.
A iniciativa visa melhorar a gestão das políticas públicas para a mulher, fortalecendo a parceria Estado-município, por meio da execução compartilhada de atividades em prol das gaúchas. A articulação e reunião de diferentes secretarias demonstram a preocupação do Governo do Estado com a transversalidade de gênero em seus programas prioritários.
Integram a Coordenadoria Municipal da Mulher Marícia Isabel Luft (Coordenadora Municipal), além de Miriam Backes Kerber e Olga Bernardete Ritter Lutz.
aqui>