Transporte coletivo
Prefeitura prepara edital para implantação do Transporte Coletivo Urbano.
Depois de um intenso estudo, o transporte coletivo urbano já começa a tomar forma no município. Na manhã de terça-feira, dia 15, o prefeito Fernando Xavier da Silva, o secretário de Planejamento, obras, Segurança e Trânsito Antonio Gelmini, o diretor municipal de Trânsito Gabriel Canal, a Assessora de desenvolvimento de Projetos arquiteta Pauline Audibert e o servidor Fabio Chies, que estuda o transporte coletivo desde 2003, reuniram-se com empresas locais de ônibus para tratar de aspectos relativos ao edital de concorrência pública para concessão do serviço.
Na reunião foi explicado aos empresários sobre as condições do edital, quando os mesmos puderam fazer questionamentos a respeito. Xavier incentivou a participação das empresas locais na concorrência pública para a concessão, que deverá ser aberta em julho.
"Esse é um assunto extremamente importante porque é um serviço que pela primeira vez será implementado em Carlos Barbosa. Esses serviços vão surgindo de acordo com a necessidade e o crescimento dos bairros e da cidade exigem que tomemos essa iniciativa. É uma situação importante econômica e socialmente para o município", comenta o prefeito.
Segundo o prefeito, o tempo de experiência do transporte é de um ano. Durante este período, a população, empresários e Poder Público, que compõem as três esferas abrangidas pelo transporte, poderão se adaptar ao serviço, como usá- lo, prestá-lo e gerenciá-lo, respectivamente.
"Queremos que a população se habitue a usar o transporte coletivo desde que ele seja implantado. Temos que criar este hábito, oferecendo um serviço de qualidade", complementa.
De acordo com o que já foi colocado anteriormente em audiência pública, no mês de dezembro, serão quatro linhas, totalizando 24,50 Km, que serão executadas por dois ônibus leves de passageiros. Cada ônibus deverá fazer 10 horários, entre as 6h10min e as 19h30min. A média estimada de passageiros é de 10 mil por mês. A expectativa é que o transporte coletivo urbano seja implantado até setembro.
aqui>