Conselho da Agriculcutura
Reunião do Conselho Municipal da Agricultura.
No dia 26 de junho, ocorreu a reunião do Conselho da agricultura de Barão. O encontro se deu início com a leitura da ata da reunião anterior. Esteve presente o vice-prefeito Tercílio Anselmini, Secretário Municipal de Agricultura Anselmo Sipp, José Finato que responde pela Emater, e presidente do Conselho o senhor Selério Sauthier, esse último que abriu a reunião. Participaram da mesma os demais conselheiros das comunidades que passaram a discutir os assuntos relevantes de todos.
Os assuntos se iniciaram em questões relacionadas à Secretaria de obras, falando-se de dificuldades e possibilidades plausíveis para as nossas estradas, de alternativas para resolver problemas que dizem respeito à disponibilidade de maquinistas para horários além do convencional, assim como assuntos sobre as roçadas, ambos visando suprir a demanda.
José Finato falou a respeito do Agroshow, evento ocorrido em Nova Petrópolis, e de que os baronenses participaram em peso, frisando a importância de buscar informação para traçar caminhos futuros. Apontou o começo do programa de revitalização dos recursos naturais do estado e apontou que a Emater vai trazer maiores informações a respeito, sempre com um enfoque importante no meio ambiente.
A agricultura, Finato também relevou, é altamente dependente de recursos naturais, por isso é importante fazer-se um trabalho de simbiose com os dois meios, assim como discussões sobre o assunto. Falou-se dos riscos que a erosão provoca, tanto nas lavouras, como na própria piora das estradas.
Foi comentada a importância do plantio das matas ciliares na beira de rios e arroios, assim como o grande valor do aproveitamento da água desses para irrigação. O plantio e a preservação de matas nativas nesses locais têm uma série de vantagens. Uma delas é o combate do borrachudo, inseto que se cria também pela ausência de seus predadores que, acredita-se um deles ser o charutinho, que morre em águas onde bate muito sol.
Anselmo Sipp falou da venda dos alevinos, que superou 18 mil unidades no ano.
Sobre sementes de batata, ainda estão disponíveis as variedades ‘baronesa' e ‘macaca'. Conversaram sobre algumas variedades de milho, além dos prejuízos das variedades transgênicas. Selério reforçou, então, a importância de pensar no meio ambiente e a agricultura em longo prazo, visando evitar os danos que um não-cuidado nesse âmbito pode causar.
O juro do fundo rotativo, como comentou Anselmo, provavelmente será mais baixo, sendo que se falará mais a respeito em demais ocasiões.
Assim como esses assuntos, muitos outros foram discutidos e se espera que o que isso promova um constante pensamento a respeito. A próxima reunião do Conselho da Agricultura será no dia 30 de agosto.
aqui>