Quadro eleitoral quase definido
Opinião.
Neste dia 30 de junho encerra o prazo para os partidos políticos realizarem suas convenções para a homologação de seus candidatos. O quadro político em solo gaúcho está praticamente definido. Teremos três candidatos com reais chances de ir para o 2º turno: “Yeda Crusius concorrerá à reeleição, pelo PSDB. O ex-prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, concorrerá pelo PMDB e o ex-Ministro da Justiça, Tarso Genro, concorrerá pelo PT”. A governadora Yeda terá como companheiro de chapa o deputado estadual Berfran Rosado, do PPS, contando ainda com o apoio do PP, que indicou Ana Amélia Lemos como candidata ao Senado. Fogaça terá como vice o deputado federal Pompeo de Mattos, do PDT e indicou o ex-governador Germano Rigotto como candidato ao Senado. E Tarso Genro terá como vice, Beto Grill, do PSB e indicou o senador Paulo Paim, PT como candidato à reeleição. Somados aos três principais candidatos, teremos ainda a participação de alguns partidos menores, com poucas chances de viabilizar a candidatura.
Certamente, será uma disputa bastante parelha. O PMDB do Rio Grande do Sul decidiu ficar neutro quanto à candidatura à Presidência da República, mesmo que a candidata Dilma, do PT, tenha como vice Michel Temer, do PMDB.
Passada a euforia da copa do Mundo, o assunto “eleições” passará a ocupar as principais manchetes. Será uma campanha bastante curta. Os municípios serão procurados pelos candidatos que estarão em busca de votos. Boa oportunidade para avaliar as melhores propostas e depositar o voto para a pessoa que é merecedora. Apesar de toda a fiscalização da Justiça eleitoral, ainda existe muito abuso do poder econômico na compra de votos. Estejamos atentos! Uma boa semana para todos!
aqui>