Programas sociais
Famílias e adolescentes contam novos programas sociais em Carlos Barbosa.
A Administração Municipal, em ação da Secretaria de Assistência Social e Habitação (SMASH), implanta mais três programas assistenciais para as famílias barbosenses. O lançamento dos programas aconteceu na tarde de terça-feira, dia 6, no plenário Evaldo Loose, da Câmara de Vereadores, para conselheiros e membros de diversas entidades do município, imprensa e autoridades locais.
Os serviços foram explanados pela chefe da equipe do Centro de Referência em Assistência Social (cras) Cristiane Poersch, que realizou uma apresentação dos programas. O Projovem Adolescente, CRAS-PAIF – Serviço de Atenção integral à família e CREAS-PAEFI – Serviço de Proteção e atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos, serão permanentemente oferecidos pela SMASH.
Para a oferta dos programas será recebida uma verba federal de R$ 144 mil anuais, além de recursos próprios da Secretaria. “Por colocar nosso município em um alto nível de gestão conseguimos buscar recursos para executar estes três programas, que não são tão visíveis, mas são de fundamental importância para se manter a qualidade de vida do município”, explicou a secretária de Assistência Social e Habitação Vera Rejane Prestes dos Santos Martins.
O prefeito Fernando Xavier da Silva colocou que é preciso incluir as pessoas que se encontram em vulnerabilidade social não só no atendimento, mas em toda a rede de serviços do município. “Não faltando vontade consegue-se ultrapassar dificuldades e agir. Nosso governo tem essa missão. Temos que ser pró-ativos nas ações para realizar estes programas e para fazer eles realmente darem resultado”, finalizou.
OS PROGRAMAS
PROJOVEM ADOLESCENTE O público alvo do programa são jovens entre 15 e 17 anos, de famílias beneficiárias do Programa bolsa Família; egressos das medidas socioeducativas; egressos do Programa de Erradicação do Trabalho infantil – PETI; egressos ou vinculados a programas de combate ao abuso e à exploração sexual.
Serão seis eixos (Juventude e cultura; Juventude, esporte e lazer; Juventude e direitos humanos sócio-assistenciais; Juventude e Meio Ambiente; Juventude e Saúde; Juventude e Trabalho), trabalhados em encontros com um Orientador Social e posteriormente em oficinas com um Facilitador Social, além do acompanhamento de um Orientador Profissional do CRAS.
Os objetivos do programa é complementar a proteção Social Básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para inserção e reinserção e permanência destes jovens no sistema educacional.
SERVIÇO DE ATENÇÃO INTEGRAL À FAMÍLIA (CRAS – PAIF) O PAIF tem por perspectiva fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, o direito à Proteção Social Básica e a ampliação da capacidade de proteção social e de prevenção de situações de risco, através do atendimento individual de psicóloga e assistente social às famílias.
Os usuários se encontram em situações de vulnerabilidade social: famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais; famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contemplados; famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros; pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.
SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO À FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS (CREAS – PAEFI) O Creas-Paefi compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais a fim de aprimorar a função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.
O programa oferece atendimento individual especializado de psicóloga e assistente social às famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos.
aqui>