EDUCADORES EM FORMAÇÃO
Preparar cada vez mais os educadores é esencial para formar cidadãos.
Os educadores das redes municipal e estadual de São Vendelino participam, nos dias 16, 17 e 18 de agosto, de um programa de formação docente.
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, cultura e Desporto (SMECD) de São Vendelino, a formação docente terá carga horária de 24 horas e será conduzida pelo Instituto Educar Brasil, de Porto Alegre, coordenado pela professora Lilian Zieger.
Esta formação tem como objetivo principal a reelaboração dos planos de estudos das escolas municipais e da escola Estadual de São Vendelino, da Educação infantil ao Ensino Médio em todos os componentes curriculares, baseados nos referenciais curriculares “Lições do Rio Grande”, propostos pela Secretaria de Estado da Educação.
Os objetivos destes referenciais são apresentar às escolas a proposta de referencial curricular indicando um norte para os seus planos de estudos e propostas pedagógicas, oferecer ao professor estratégias de intervenção pedagógica que favoreçam a construção de aprendizagens a partir do desenvolvimento das competências de leitura, produção de texto e resolução de problemas, aferidas pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), desenvolvendo um programa de formação continuada para os professores dos componentes curriculares do ensino fundamental e médio. Os referenciais curriculares são divididos de acordo com as seguintes áreas do conhecimento: • Linguagens Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol), Educação Física e Arte.
• Matemática e suas Tecnologias.
• Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química.
• Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
De acordo com a SMECD, a formação pedagógica será realizada durante os três, sendo que as atividades do turno da manhã serão no auditório do Centro de Complementação Curricular (CCC) e as do turno na tarde na EMEF Vinte e Nove de Abril, com a seguinte organização: 16 de agosto de 2010 Manhã Palestra interativa abordando os referenciais das Lições do Rio Grande: Profa. Lilian Zieger Tarde Oficinas para professores, atendidos por área de atuação; (1) Ed. Infantil e Anos Iniciais, (2) Linguagens e suas Tecnologias, (3) Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e (4) Ciências Naturais e suas Tecnologias.
17 de agosto de 2010 Manhã Palestra interativa “Dinâmicas de grupo e liderança”, com a Profa. Lucia Ebling.
Tarde Oficinas para professores, atendidos por área de atuação; (1) Ed. Infantil e Anos Iniciais, (2) Linguagens e suas Tecnologias, (3) Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e (4) Ciências Naturais e suas Tecnologias.
18 de agosto de 2010 Manhã Palestra interativa: Palestra interativa abordando conteúdos escolares, metodologia e avaliação: desafios do processo de aprender: Profa. Lilian Zieger Tarde: Apresentação das produções das oficinas; (1) Ed. Infantil e Anos Iniciais, (2) Linguagens e suas Tecnologias, (3) Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e (4) Ciências Naturais e suas Tecnologias.
“Nosso objetivo são oferecer subsídios aos docentes partindo dos referenciais curriculares e assim estaremos construindo coletivamente os planos de estudos com as redes municipal e estadual de nosso Município, visando a melhoria da qualidade na educação”, destaca o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Diego Lutz. “Convidamos a rede estadual a participar e a Coordenadoria Regional de Educação autorizou por entender a importância desta formação e cujos trabalho coletivo beneficiará todas as Escolas de São Vendelino”, conclui o Secretário.
Durante estes três dias os alunos do Município , tanto nas rede municipal quanto estadual, não terão aulas, uma vez que as mesmas já foram recuperadas pelo Estado e ainda o serão pelo Município.
Fotos: Professores e PROFES
aqui>