Preparando os professores
Professores reunidos em formação.
Professores reunidos em formação
Na última semana a Secretaria Municipal de Educação, cultura e Desporto (SMECD) de São Vendelino promoveu uma formação continuada para os educadores. O evento ocorreu no auditório do Centro de Complementação Curricular (CCC), contando com a participação dos professores da rede municipal de ensino e como convidados a rede estadual de ensino.
A SMECD de São Vendelino em parceria com a Editora FTD de Porto Alegre possuem uma parceria para a formação continuada dos professores do Município. No encontro, os professores assistiram a uma palestra de Valther Maestro. Valther Maestro é educador há 24 anos. Atua como palestrante da Editora FTD, Gerente de desenvolvimento de Projetos da Caminhos&Paisagens e Assessor Pedagógico do Colégio Dominus Vivendi. Escreveu livros didáticos de Geografia para o ensino fundamental, para educação de Jovens e Adultos (EJA) e paradidáticos, pelas Editoras FTD e Pueri Domuns Escolas Associadas.
Coordena o projeto Novo Olhar do Colégio Dominus Vivendi, o Projeto Play escola do Playcenter, o Projeto Caminho das Águas do Wet'n Wild, o Projeto Natureza do Beto Carrero World e o Projeto Contextura do Colégio Marista Graças. Assessora: CENP-SEE para a formação continuada dos professores responsáveis pelos projetos de educação ambiental e a Província Marista do Rio Grande do Sul para as questões do Enem. Nos últimos anos palestra sobre: Os Novos Paradigmas Educacionais, Avaliação na Escola Renovada, O Novo ENEM e Como Educar os Filhos no Mundo Atual. Especialista em Questões Ambientais e Mestre em Geografia Humana, com o tema: Modernização, Reestruturação e Qualidade de Vida. O Trabalho de Doutorado reflete sobre os Novos Paradigmas Educacionais.
O palestrante abordou o tema “Planejamento”, destacando a prática docente na sala de aula, a motivação dos educandos e do educador e por que mudar a prática docente. Valther Maestro iniciou apresentando um filme, introduzindo a temática do dia. Também apresentou uma pesquisa realizada com estudantes que visava interpretar quais os anseios dos jovens frente à educação.
Prosseguindo a palestra, Maestro estimulou os docentes frente às situações do dia-a-dia e, aproveitando de diversos vídeos, destacou que “Educar é desenvolver potencialidades humanas através de habilidades, competências, procedimentos e atitudes”. Afirmou que dizer não aos alunos também é saber estimular a aprendizagem e devemos ter noção do ponto de partida e de chegada ao ensinar para os alunos. “Brincar com o conhecimento, mostrar que é legal, que tem vida”, explicou Valther Maestro.
Apresentou a idéia de “Processo de construção coletiva de projetos” para os professores estimularem os alunos a se inteirar na sala de aula.
Valther Maestro frisou que a educação tem papel de nos conduzir ao futuro, que é misterioso e que o imprevisível é extraordinário. A criança é imprevisível porque não tem medo de errar e devemos preparar os alunos para entender que o erro é caminho para o acerto.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Diego Lutz, a formação continuada dos educadores é fundamental para a melhoria da qualidade na educação. “Possuímos objetivos bem definidos e qualificando os educadores nosso ganho na educação e na prática docente em sala de aula são a mola propulsora para melhorar cada vez mais o trabalho pedagógico nas escolas”.
aqui>