Educadores discutem avaliação
É preciso também avaliar a a reciclagem e a formação.
A Secretaria Municipal de Educação, cultura e Desporto (SMECD) promoveu uma formação pedagógica para os educadores da rede municipal, a fim de serem analisados e estudados os resultados da avaliação dos alunos da rede pelo SAERS 2009 – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul.
O SAERS é o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007, para obter informações sobre a qualidade do ensino nas escolas gaúchas. Participam do SAERS as escolas da rede pública estadual, urbanas e rurais, independente do número de alunos. As redes municipais e particulares cujas mantenedoras aderirem ao SAERS.
Por possuírem número reduzido de alunos, as Escolas da rede municipal de São Vendelino não são contempladas pelo SAEB (prova Brasil), do Ministério da Educação. Por isso o Município realiza esta prova estadual.
No SAERS da rede municipal de São Vendelino foram avaliadas as turmas da 5ª série do ensino fundamental de oito anos letivos e o 3º ano do Ensino Fundamental de nove anos letivos.
Nas provas do SAERS são avaliadas as áreas de Língua Portuguesa (leitura e interpretação de textos e ditado de frases na 2ª série/3º ano) e Matemática (resolução de problemas). Também são aplicados questionários aos alunos, professores e diretores, para identificar as condições internas e externas da escola que interferem no desempenho escolar dos alunos.
A SMECD realizou dois dias de formação para os educadores da rede municipal, a fim de conhecerem como são elaboradas as provas do SAERS, além de divulgar os resultados das suas escolas.
“Esse resultado permite uma interpretação das competências e habilidades já construídas pelos educandos, bem como identificar quais as maiores dificuldades que os mesmos possuem e, ainda, servem para escola organizar o trabalho pedagógico junto aos alunos”, explica o Secretário Municipal da Educação, Cultura e Desporto, Diego Lutz.
A partir dos resultados do SAERS, podem ser realizadas diversas ações como formação continuada de professores, a divulgação das boas práticas de escolas com melhores resultados e a identificação de escolas com resultados insuficientes para receber apoio do poder público e replanejamento de sua gestão e ação pedagógica.
“Adotamos o SAERS como uma política educacional do nosso governo para podermos organizar todo o projeto pedagógico de trabalho da Secretaria de Educação, a fim de buscarmos a melhoria da qualidade na educação do Município” justifica a Prefeita Municipal Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer.
De acordo com o Secretário Municipal, na quarta-feira (1° de setembro), foram reunidos o grupo de educadores das séries finais do Ensino Fundamental e na quinta-feira reuniram-se os educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O encontro ocorreu no Centro de Complementação Curricular (CCC).
Em 2010, as Escolas da rede municipal participarão novamente do SAERS. A prova será aplicada no mês de novembro e será realizada pelo 3° ano e 5ª série do Ensino Fundamental.
aqui>