Capriccio Itaiano
Orquestra Municipal de Carlos Barbosa estreia concerto “Capriccio Italiano”.
A orquestra Municipal de Carlos Barbosa realiza o concerto inédito “Capriccio Italiano” no dia 26 de setembro, às 20 horas, no Clube Serrano. Os músicos que compõem a Orquestra farão uma homenagem pela passagem dos 135 da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, comemorada este ano. Além disso, todo ano no mês setembro é comemorado o aniversário do município e, por isso o espetáculo também celebrará os 51 anos de emancipação político- administrativa da cidade.
O concerto, com a regência do maestro Gilberto Salvagni, conta com a participação especial do tenor solista Juliano Brito. No repertório predominam as obras de renomados compositores, entre eles Giacomo Puccini, Ennio Morricone, Giuseppe Verdi e Gioachino Rossini.
Após um grande desenvolvimento e miscigenação, a herança italiana permanece viva na memória e nos costumes de seus descendentes. Servindo de impulso para a realização do espetáculo “Capriccio Italiano”, que faz um resumo dos diversos segmentos da música italiana presente no Brasil. O título é inspirado na obra homônima do compositor russo Piotr Ilich Tchaikovsky, que esteve na Itália e se utilizou de melodias folclóricas italianas para compor grande parte da obra.
O concerto é apresentado em três momentos. O primeiro deles é a “música erudita”, onde é dado o merecido destaque à Ópera que nasceu na Itália e aos compositores que a difundiram mundialmente. O segundo deles é a “trilha sonora”, que garante à Itália um grande destaque mundial pela brilhante contribuição na criação das formas da composição para o cinema universal. O terceiro é a “canção popular”, que mantém vínculo entre a cultura italiana e a ítalo-brasileira. “Capriccio Italiano é um brinde aos 135 anos da imigração italiana por meio da música de toda a Itália e de todos os tempos”, define o maestro Salvagni.
aqui>