O trânsito para as crianças
Crianças participam de barreira de trânsito no Educação para o Cotidiano.
Descobrir se os motoristas entendem a comunicação no trânsito, reconhecendo as placas de sinalização, que compreendem as de indicação, regulamentação e advertência. Este é o objetivo do projeto que está sendo desenvolvido no eixo Educação para o Trânsito com estudantes da 5ª série de todas as escolas municipais, participantes do projeto Educação para o Cotidiano, implementado pela Administração Municipal, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação.
As Barreiras Educativas para o Trânsito acontecem durante o mês de outubro, em diferentes ruas do município, e contam com auxílio da Brigada Militar. Os alunos pesquisaram e confeccionaram placas, que são apresentadas aos motoristas que concordam em participar da pesquisa. A partir da quantidade de acertos e erros será elaborada uma estatística que mostrará como está a comunicação no trânsito e o quanto os motoristas locais sabem sobre sinalização.
Nesta segunda-feira, dia 18, foi a vez da turma 53 da Escola Prefeito José Chies fazer a pesquisa na rua Buarque de Macedo. Ainda acontecem barreiras na quinta-feira, 21, às 14h30min na 25 de Setembro; sexta-feira, 22, às 9h, na RS 543 em São Sebastião de Castro; e na quarta-feira, 27, às 9h, novamente na Buarque de Macedo.
Ainda dentro deste eixo, em novembro, os estudantes visitam a Escola Pública de Trânsito em Caxias do Sul. Lá poderão fazer um percurso de ruas com sinaleiras, placas, faixas de segurança e outros, mostrando que também aprenderam sobre o trânsito.
O PROJETO O "Educação para o Cotidiano" tem o objetivo de proporcionar às crianças contato com temas importantes do cotidiano que hoje não constam nos currículos escolares. Com a inserção no currículo a partir da 5ª série, tendo continuidade nos anos seguintes, a ideia é permitir às crianças aproximação com os temas propostos e, consequentemente, uma conscientização acerca de problemas da sociedade atual.
São parceiros da proposta a Brigada Militar, IIPDrog – Instituto Internacional de Prevenção às Drogas, OAB Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Garibaldi e Carlos Barbosa, Escola Pública de Trânsito, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Educadores Sociais, Professores e equipes Diretivas.
As aulas acontecem semanalmente, com mudança mensal do eixo de estudo.
Além do Educação para o Trânsito, os alunos têm aulas de Gestão Pública, Orientação Sexual, Drogadição e Educação ambiental. Participam do projeto as escolas municipais Prefeito José Chies (Bairro Triângulo), Santa Luzia (Santa Luiza), Nossa Senhora Aparecida (Bairro Aparecida), Salvador Bordini (Cinco Baixo) e Padre Pedro Piccoli (Bairro Aurora).
aqui>