Repasse aos universitários
Prefeita Carla lembra que um maior repasse depende de um fortalecimento da economia local.
Na semana passada, a câmara de vereadores de Salvador do Sul apresentou proposta para a destinação do orçamento do município para o ano de 2011. Entre diversos assuntos, a questão sobre o repasse aos universitários também foi abordada. Na edição da semana passada, foi divulgado no Expressão Regional que o valor sugerido pelo legislativo era de R$ 85 mil. Porém, pouco antes do início da sessão da câmara, os vereadores alteraram algumas emendas, incluindo a dos universitários, ficando então o valor de R$ 70 mil para o ano que vem. “Tivemos que aumentar algumas emendas, como da agricultura, essencial para o crescimento do município”, afirma Laerce Morales Cezar. Segundo a prefeita Carla Maria Specht, PPS, isso acontece também devido a situação financeira delicada que o município vive hoje. “No ano de 2009 a arrecadação foi inferior a de 2008 e, apesar disso, tivemos um incremento no repasse aos universitários. Novamente em 2010, tomamos todo o cuidado para que o aumento no repasse fosse o maior possível” afirma ela.
A prefeita também afirma que entende a importância da qualificação que os universitários representam no município, mas afirma que a educação no terceiro grau é de competência da União. “O município retira valores de outras áreas de sua competência, diminuindo os recursos aplicáveis na agricultura, nas obras e outros para viabilizar os repasses. É com a participação de todos os setores e com a distribuição responsável das receitas que precisamos tratar a questão financeira”, lembra a prefeita.
A administração já teve encontros com as duas associações de universitários de Salvador do Sul, onde foram apresentados alguns projetos, porém, sem formalização das propostas. No entanto, a prefeita reitera que reconhece a caminhada difícil na conquista de um diploma, e que a atual administração está trabalhando no fortalecimento da economia local, para que no futuro possa ampliar o apoio. “Vivemos um momento em que nem tudo é possível. E, podem ter a certeza, é muito mais difícil dizer não”, garante ela.
A ldo 2011 ainda está em discussão e será divulgada ainda este ano.
aqui>