Brasão é alterado para adequações
Carlos Barbosa tem novo brasão.
Visando uma adequação do antigo brasão, criado em 1983, foi sancionado nesta semana pelo prefeito Fernando Xavier da Silva o novo brasão de Carlos Barbosa.
O projeto foi elaborado após um estudo que constatou que alguns itens do brasão estavam incorretos de acordo com normas de identificação. Um exemplo são as torres, que antes apareciam em dourado, cor destinada apenas a capitais, que agora aparecem em prata.
Após aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito, passa a ser adotado em todas as correspondências e impressões oficiais do município.
Com o intuito de evitar o desperdício, o material de expediente será gradativamente substituído conforme acabar o estoque.
O NOVO BRASÃO O Brasão passa a conter cinco torres na cor prata, número e cor destinada às cidades. As duas torres nas extremidades são vistas pela metade, dando a ideia que a coroa continua na parte posterior. A plumagem lateral passa a ter tons ouro e preto para criar a perspectiva de volume. Este item tem efeito apenas decorativo e foi mantido a fim de alterar apenas o necessário no novo brasão.
Abaixo o nome e a data de emancipação político-administrativa segue o modelo anterior com o fundo prata.
No interior do brasão os elementos principais foram mantidos na parte superior do escudo: cruz, Cruzeiro do Sul, inscrição e coroa de consagração a padroeira Nossa Senhora Mãe de Deus. A cor de fundo foi adaptada para o azul prússia, conforme rege a norma.
No centro do brasão o destaque é para o prédio da Estação Ferroviária e parte da ferrovia, por onde vem a Maria Fumaça. Ainda neste local um cepo de madeira com uma bigorna e martelo sobre ele representam a metalúrgia, importante atividade econômica de Carlos Barbosa, e um tarro de leite, ligado às origens e a ainda uma das principais atividades da agropecuária local.
aqui>