Combate à Dengue
Pedágio educativo marca Dia de Combate à Dengue.
Neste sábado, dia 20 de novembro, um pedágio educativo marca o Dia Nacional de Combate à Dengue em Carlos Barbosa. Visando conscientizar a população da importância do combate ao mosquito transmissor da doença serão distribuídos materiais educativos como folders e adesivos, além de faixas e cartazes em apoio ao combate.
O pedágio acontece a partir das 9h, na rua Buarque de Macedo, na área central.
O mesmo material educativo será distribuído nas escolas na próxima semana. Já no dia 24 a atividade se repete na recepção do Centro Municipal de Saúde, com entrega de folders e adesivos para os usuários dos serviços do local.
COMBATE A DENGUE O ANO INTEIRO
O combate à dengue não acontece apenas neste período. Durante todo o ano, com periodicidade semanal, a equipe de Vigilância Ambienal da Secretaria Municipal de Saúde vistoria as 40 armadilhas para o mosquito. As armadilhas consistem em pneus cortados ao meio com água limpa, em locais definidos após mapeamento com a Vigilância ambiental da 5° Cordenadoria Regional de Saúde em todo a área urbana.
Quinzenalmente também são vistoriados os pontos estratégicos de combate à dengue. 24 locais mapeados por apresentarem algum tipo de risco de desenvolvimento do mosquito. As vistorias são estendidas também a todos os cemitérios do município uma vez por mês.
Acesse o site do ministério da Saúde e saiba mais sobre a dengue: www.combatadengue.com.br.
Ajude a combater a dengue! Evite água parada!
SAIBA MAIS SOBRE A DENGUE
PREVENÇÃO – Veja como combater a dengue:
Não deixar a água da chuva acumulada; Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada, fora do alcance dos animais, até o recolhimento pela coleta seletiva; Manter a caixa d'agua completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito; Manter bem tampados tonéis e barris d'água; Encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta; Lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água e os pratinhos de planta, caso não seja colocada areia nos mesmos; Remover folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e etc; Trocar a água dos vasos de plantas aquáticas e lavá-los, principalmente por dentro com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana; Não jogar lixo em terrenos baldios;
SINTOMAS – Fique alerta:
Febre alta Dor de cabeça Dor atrás dos olhos Dor no corpo e nas juntas Manchas vermelhas no corpo Atenção: Em caso de suspeita de dengue, sempre procurar, o mais rápido possível, o serviço de saúde mais próximo. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica.
aqui>