Preve3nindo contra a Denge
Sábado de prevenção à Dengue na cidade.
A Secretaria da Saúde e Ação Social de Salvador do Sul se integrou ao Dia Nacional de Combate à dengue, nesse sábado. No período da tarde, centenas de folders com orientações para o combate ao mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti, foram distribuídos aos salvadorenses.
O trabalho foi realizado em banca instalada na Praça Municipal José Lindolpho Hummes, no centro da cidade. As pessoas também tiveram a oportunidade de conhecer características de variados exemplares de mosquitos a fim de terem condições de identificar um eventual foco da espécie transmissora da Dengue.
Além dessa atividade, o combate ao mosquito é feito no município com o controle semanal de sete armadilhas instaladas e quinzenal, em outros dez pontos estratégicos, casos do cemitério, de borracharias e oficinas mecânicas, entre outros. Até o momento, não foram localizadas larvas do Aedes aegypti.
Entre as características mais comuns dessa espécie, estão o tamanho menor em relação ao mosquito comum, é escuro e rajado de branco, só pica as pessoas durante o dia e a fêmea fixa seus ovos nas bordas de recipientes com água parada, que, portanto, deve ser evitada ou tratada com cloro, no caso de piscinas.
Como possíveis sintomas da doença, que pode até levar ao óbito, se tem febre alta e sensação de fraqueza, dor nos olhos, de cabeça, em juntas e músculos, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite e sangramentos de nariz e gengivas.
aqui>