Salvador do Sul poderá ter curso técnico

Escola São Salvador realiza audiência pública para discutir sobre a implantação de curso técnico em Salvador do Sul.

Foi realizada na noite do dia 26 de novembro uma audiência pública na São Salvador sobre implantação de Técnico nas dependências da escola. Com presença de autoridades da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, Terezinha da Silva Roque e Helaine M. da Rocha, o prefeito de São Pedro da Serra Leonardo Muller, a de Salvador do Sul Carla Specht e o vice-prefeito Valdir Mildner, o presidente da Câmara de Salvador do Sul, Élio Steffens, a Secretária da Educação de Salvador do Sul Rejane Graf Kafer e representantes do conselho escolar, CPM e grêmio estudantil, o diretor da escola, Marco Aurélio Eckert fez uma apresentação sobre a necessidade do município em disponibilizar um curso técnico e da capacidade, tanto na estrutura da escola quanto no interesse dos , na implantação do mesmo.

Foram convidados também representantes das empresas dos dois municípios, Salvador do Sul e São Pedro da Serra, que demonstraram muito interesse, uma vez que a cada dia necessitam mais de mão-de-obra qualificada. “Não há escola técnica nos municípios vizinhos e a dificuldade do acesso às universidades é mais um motivo para que tenhamos um curso no município”, lembra Eckert.

A coordenadora da 2ª CRE, Terezinha da Silva Roque, argumentou que o Estado está vivendo um momento de concretude desta ação inovadora, que é levar esses centros de referência de educação profissional às regiões, que hoje são nove no Rio Grande do Sul, com 175 nos municípios. “O mais importante é conhecer o perfil de cada cidade para saber que curso ela mais necessita” explica a coordenadora. Ela ainda lembrou que para que o curso seja implantado, é preciso comprovar a demanda e a comunidade precisa decidir que curso será mais útil. “Após essas decisões, contem conosco, que deixamos tudo bem encaminhado”. A prefeita Carla Specht, que também já foi diretora da São Salvador, diz que está feliz pela iniciativa da da escola, e que entende a demanda reprimida que hoje as empresas de Salvador do Sul têm. “Estamos buscando qualificação em cidadãos de outros municípios, mas queremos que a população local tenha acesso a um curso técnico, e vejo que hoje isso é possível”. O prefeito Leonardo Muller garante total apoio do município de São Pedro da Serra, e lembra que além do curso técnico, o município espera pela liberação do ensino médio.

Alguns representantes de empresas de Salvador do Sul expuseram a necessidade de um curso técnico voltado para as necessidades de sua área. Lisiane O. de Souza, da Mega , lembra a importância de uma qualificação técnica para o da empresa. “A Mega Embalagens está em plena expansão, e precisamos desenvolver uma capacitação técnica”, afirma ela. Lisiane comentou que essa é uma necessidade já discutida há bastante tempo, quando há dois anos já haviam conversado com a escola. “Hoje estamos felizes com a iniciativa pública e vemos que agora será possível”. Segundo ela, muitos funcionários têm experiência, mas não a teoria, que é estritamente necessária. “Eu sou exemplo de que em função disso, as empresas acabam buscando profissionais em outros municípios”. Francisco Follmann, do Grupo Solar, lembra que hoje os operadores são muito bem pagos, mas a região não tem essa mão-de-obra qualificada. “Precisamos então fortalecer os jovens daqui, dar incentivo para que eles se qualifiquem e tenham interesse em contribuir com nosso município. Esse incentivo é muito importante e indispensável”, explica ele.

Com isso, a CRE ficou de avaliar o que os municípios precisam e montar um curso que se identifique com essas potencialidades. Atualmente em nenhum município existem os cursos solicitados por Salvador do Sul e São Pedro da Serra, que são processos industriais e voltados para a alimentação. Porém, a CRE e a escola vão continuar conversando até que consigam montar um curso de interesse das empresas e claro, dos jovens da região.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.