Computadores para a população
Computadores à disposição no telecentro comunitário.
A partir desta semana os barbosenses possuem mais uma oportunidade de acesso a informática. Foi reinaugurado nesta quinta-feira, dia 2, o Telecentro Comunitário, uma parceria entre Governo Municipal e Federal para promover a acessibilidade e inclusão digital. Visando facilitar o acesso aos usuários, o telecentro passa a funcionar junto a Biblioteca Pública Municipal Padre Arlindo Marcon, na rua Assis Brasil, 198, sendo mantido pela Fundação de cultura e Arte – Proarte. São 10 computadores conectados à internet para uso de todos os interessados.
A reinauguração do espaço contou com a presença de autoridades locais, quando a diretora-presidente da Proarte, Maria Cristina Chies, destacou os serviços disponíveis e a questão de acessibilidade do local. Já o vice-prefeito Gilberto Francisco Baldasso ressaltou a importância da abertura do Telecentro à comunidade. “É um local aconchegante e prático e todos devem e podem usufruir deste espaço”, convidou.
MAIS SERVIÇOS PARA OS USUÁRIOS O telecentro comunitário foi doado pelo Ministério das Comunicações a Carlos Barbosa em 2008, porém instalado no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SMASH), não contou com grande público em virtude de não estar conectado a internet. Hoje o telecentro está totalmente enquadrado nas exigências do Ministério das Comunicações e com vários serviços em funcionamento. A partir de março o telecentro deve oferecer também oficinas e cursos para os interessados.
Mesmo ligado à Proarte, continuará atuando em parceria com a SMASH, abrangendo beneficiários do bolsa Família e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), promovendo cursos básicos de informática e profissionalizantes online.
Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do Telecentro pode acessar o blog http://telecentrocarlosbarbosa.blogspot.com/. O telefone para contato é o mesmo da Biblioteca Pública, (54) 3461-8897.
Serviços já disponíveis no telecentro: – Navegação na internet; – Acesso a sites governamentais e não-governamentais; – Pesquisas escolares; – Acesso a e-mails; – Inscrição em concursos; vestibulares; ENEM; PROUNI; – Acompanhamento de marcação de consultas e perícia médica no site da Previdência Social; – Consulta a CPF; seguro desemprego; saldo do FGTS; – Elaboração e encaminhamento de Currículo para empregos; – Título eleitoral – Através do Título Net via site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
aqui>