Romeu Taschetto é homenageado
Câmara concede título de Cidadão Salvadorense ao médico Romeu Taschetto.
Após a concessão, no mês de outubro, do título de Cidadão Salvadorense ao pároco Guido Roque Lawisch, a Câmara de Vereadores de Salvador do Sul voltou a prestar outra justa homenagem do gênero. Na sessão realizada na última terça-feira, dia 21, foi a vez do médico Romeu Taschetto, 69 anos, receber o título, a partir de proposição dos vereadores Sueli Reichert (PMDB) e Hélio Kaffer (PMDB).
Após a apresentação do histórico de Taschetto, natural de Tupanciretã, mas que atua e vive no município desde o ano de 1981, o médico, em discurso ao grande público presente na Câmara, recordou alguns fatos marcantes do seu trabalho em Salvador do Sul. “Logo no início, aconteceu um acidente com um ônibus em Dom Diogo (São José do Sul). Tivemos que atender muitas pessoas feridas. Foi um desafio para um iniciante”, lembrou.
Alguns dias depois, Romeu Taschetto recebeu convite para integrar o corpo clínico do hospital São Salvador, um dos principais da região. “Outro desafio que tive foi aprender a falar o alemão, para melhor poder atender, especialmente, as pessoas do interior”, completou.
Muito emocionado com a homenagem, o médico a dedicou à sua esposa, a professora Maria Joana (falecida), aos filhos e também médicos, Jaqueline e Everton, e aos netos, José Victor e João Pedro. “Recebo com muita alegria essa distinção que o povo me confere. Na prática, já me considero salvadorense há muito tempo”, finalizou Taschetto, sob muitos aplausos.
Os vereadores que fizeram a proposição da concessão do título de Cidadão Salvadorense a Romeu Taschetto e a prefeita Carla Maria Specht (PPS) fizeram discursos destacando a gratidão da comunidade pelo importante trabalho prestado pelo médico ao longo desses quase 30 anos.
Por vários anos, Taschetto foi o único médico em atuação no município.
Ele concluiu o curso de Medicina, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aos 40 anos de idade, em 1981. Mudou-se para Salvador do Sul no mesmo ano, a convite do também médico Paulo Müller.
Há alguns anos, Taschetto inaugurou sua clínica particular na cidade.
aqui>