Um salão, inúmeras lembranças

O Salão Mossmann, muito conhecido na região, realizou seu último baile em dezembro, porém, marcou a memória de várias gerações.

Foram inúmeras as vezes em que as portas do Salão Mossmann, de São Pedro da Serra, se abriram para a realização de bailes. Ninguém da região escolhia outro destino se tivesse programação no Mossmann, lá era o destino obrigatório de milhares de pessoas. Vinte e sete anos de , danças, bebidas, comidas, beijos, abraços, encontros e desencontros. Porém, o último chegou, e as lembranças serão a companhia de todas essas emoções vividas no Salão Mossmann.

No dia 24 de dezembro, o tradicional baile de foi a última chance para aqueles que nunca tinham ido ao salão, e a despedida daqueles que já se sentiam em . E não foi diferente dos demais bailes, estava lotado. Amigos, namorados, casados, solteiros, todos tinham como destino o Salão Mossmann. E o ar de nostalgia até rondava o olhar de algumas pessoas, e os comentários, evidentemente, eram inevitáveis. “Nossa, há 13 anos que venho no Mossmann”, disse uma frequentadora. Outros argumentavam sobre onde ir se divertir após o fechamento do famoso salão. No entanto, todos se divertiram até o baile acabar, naquela noite quente do verão gaúcho. Última oportunidade de vivenciar aquela , e coroada com louvor. A presença de 3.200 pessoas no último baile, o consumo de mais de 330 caixas de cerveja dão uma ideia da dimensão que foi essa festa. Segundo Márcio Mossmann, um dos proprietários do Salão, afirma que durante todo baile muitas pessoas pediam para que o Mossmann não fosse fechado. “Mas surgiu a oportunidade e resolvemos vender o salão”, explica. O prédio do Salão Mossmann hoje pertence à .

O baile de Natal era tão tradicional, que há 26 anos ocorria sem interrupções. E na mesma linha, mantinha-se a mesma banda tocando há 19 anos no Natal do Mossmann, a conhecida banda Champion. “Desde o início, os bailes com Champion eram muito bons, e acabou se tornando tradição também a presença deles no baile de Natal”, comenta Márcio. Porém, mais famoso que o baile de Natal só mesmo o de Chopp. Como a germânica forte na região aprova um chopp gelado, não fica difícil entender toda a procura pelo baile. Mas o número de pessoas sempre superava as expectativas, aumentando a cada ano. “No ano passado, 4.200 pessoas foram ao baile de chopp e consumiram 7.300 litros, o nosso recorde”, contabiliza. Assim como o Champion sempre estava no baile de Natal, as bandinhas dos Montanari não poderiam faltar em todos os bailes de Chopp.

Muitas bandas escreveram sua história no Salão Mossmann, como o San Marino, que tocou pela primeira vez na região no salão de São Pedro da Serra. “A partir disso, a banda foi um sucesso por aqui”. No costumeiro de aniversário do Mossmann, onde até oito bandas tocavam no mesmo dia, a maratona era exaustiva. “A festa começava às 14hs e terminava a meia-noite”, lembra Márcio.

Com tantos bailes, duas décadas de muita festa, muitas histórias surgiram entre uma dança, um olhar, um abraço. Que tal ter a sua história contada aqui, no Expressão Regional. Com certeza muitas aventuras, risadas e até romances fazem parte da história do Salão Mossmann. Ligue para a redação, 3638.1440, ou mande um e-mail para expressao@bommtempo.com.br. Não perca a oportunidade!
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.