Infraestrutura e progresso
Artigo de opinião.
Estradas, portos, energia. Estes são alguns dos elementos básicos que compõem o termo infraestrutura. Na economia de um país, a infraestrutura é o elo que representa o desenvolvimento e o progresso de cada região, pois os investimentos neste setor significam, em sua maioria, obras de custo elevado, porém fundamentais para avançar no que diz respeito à modernidade e qualidade de vida de cada cidadão.
No Brasil e no Rio Grande do Sul, inúmeros são os gargalos existentes em função da carência de infraestrutura. Apesar da posse de novos representantes, tanto no governo estadual quanto federal, a questão da infraestrutura vai além do início de novas gestões: é um tema em permanente discussão. No cenário gaúcho, a falta de infraestrutura é um tema urgente no Estado. Não adianta as empresas produzirem mais se não conseguem transportar sua mercadoria no tempo em que precisam. Para que as empresas possam se expandir, é necessário que tenha telefonia eficiente, suprimento adequado de energia elétrica, boas estradas e sistemas eficientes de transporte de cargas.
O secretário da Infraestrutura do Estado, Beto Albuquerque, diz que a infraestrutura é uma área que dialoga com o progresso ou atraso de um estado. O secretário disse que o Estado tem 12 mil Km de rodovias e que apenas 396 são duplicados. Dos 496 municípios gaúchos, 103 não tem acesso asfáltico. Isso significa que, para chegar ou sair da cidade, o cidadão respira poeira ou pisa no barro. É um déficit muito grande.
Temos, portanto, ainda uma carência muito grande. E as medidas se fazem urgentes, pois não podemos perder a competitividade e a copa do Mundo vem logo aí, quando teremos uma oportunidade ímpar de atrair novos investimentos.
Uma boa semana para todos!
aqui>