Mais um passo na criação da associação
Comandante dos Bombeiros Voluntários de Bom Princípio esteve em Salvador do Sul.
Na última quarta-feira, 16 de fevereiro ocorreu mais um encontro em prol da criação dos bombeiros voluntários de Salvador do Sul. Com a participação do comandante dos Bombeiros Voluntários de Bom Princípio, Paulo Portinho, a comissão provisória anunciou uma parceria com da entidade de Salvador do Sul com Bom Princípio. Segundo o comandante Portinho, a opção do voluntariado é mais viável, e dessa forma os esforços da comunidade serão em benefício dela própria. Portinho está há 13 anos no Corpo de Bombeiros, e explicou que a formação da entidade exige persistência, mas que Salvador do Sul tem tudo para dar certo. “Para a formalização do corpo de bombeiros é necessária a mobilização da comunidade, treinamentos específicos e estrutura”, enumera. Ademir Linck, presidente da comissão provisória, recordou que desde o dia 13 de janeiro deste ano que estão procurando os caminhos para a criação do corpo de bombeiros na cidade. “Porém sabemos que criar é fácil, mas mais do que isso, sabemos que os bombeiros voluntários no município são necessários, precisamos o quanto antes”, disse Linck.
Ainda, o relator da entidade, o vereador Jair Antunes Montiel, apresentou um histórico recente de incêndios no município, como em residências em Campestre, o incêndio na Gráfica Tigrapel, o fogo que atingiu a cozinha do Colégio Santo Inácio de Loyola e o que atingiu o comércio da rua Osvino Hummes, este ano. “Porém, não se trata apenas de fogo, a associação trabalhará em salvamentos, desastres naturais, acidentes e principalmente em mostrar como podemos evitá-los”, lembrou o vereador.
O comandante Portinho afirmou também da importância de não pular nenhuma etapa na criação dos bombeiros voluntários. Segundo ele, Bom Princípio vivia a mesma situação que Salvador do Sul, e hoje tem uma instituição que cresce a cada ano, sempre melhorando. “Fiquei preocupado com a situação de alguns prédios na cidade. Ou como o hospital São Salvador, por exemplo, que não possui um plano de evacuação”, revelou o comandante. Foi destacado ainda aquela que deveria ser a maior motivação dos munícipes na criação da associação, a possibilidade de salvar vidas. “A força desse município é fora do comum. É possível criar o corpo de bombeiros, basta a colaboração da comunidade”. A Corsan se disponibilizou em colocar mais hidrantes na cidade e garantiu a manutenção dos mesmos, sendo que atualmente existem apenas dois hidrantes no centro. O Escritório Steffens fará gratuitamente o registro de constituição da associação.
Na quarta-feira, dia 23 de fevereiro, será realizada mais uma reunião no auditório de Mabella, do incubatório de perus, onde todos estão convidados. E no dia 03 de março a diretoria da associação dos bombeiros voluntários será eleita em assembleia, no Salão Paroquial de Salvador do Sul. A população de Salvador do Sul e São Pedro da Serra está convidada, e a comissão espera uma participação massiva.
aqui>