Conferindo a qualidade do leite
Expedição Via Láctea encontra leite de qualidade acima da média em CB.
A Expedição Via Láctea, realizada pelo IBS – Instituto BioSistêmico, de São Paulo, visitou propriedades locais avaliando a qualidade do leite na segunda e terça-feira, dias 4 e 5 de abril. A conclusão do grupo, que visitará um total de 51 cidades em seis estados produtores, é que o leite produzido no município está acima da média.
Na terça-feira, os produtores participaram de uma palestra, realizada no auditório da cooperativa santa clara, com foco na qualidade do leite. O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Junior Maurício Mocelin aproveitou para destacar a qualidade da produção local. “O trabalho foi muito importante para comprovar o que já sabíamos: que a Santa Clara sempre se preocupou com a qualidade do leite. A partir de 1º de junho, quando começa a vigorar a Normativa, já estaremos prontos”.
De acordo com o médico veterinário Leandro Bertoco Biata, consultor técnico do IBS, o suporte técnico constante vem colaborando para a melhoria do leite.
“Existe um potencial muito grande na produção e uma empresa focada na qualidade do leite, como é a Santa Clara, auxilia este objetivo. Mas a produção de um leite com qualidade só acontece porque os produtores também são interessados”, garante.
Os municípios visitados foram escolhidos como representativos em suas regiões, as quais somam 80% da produção de leite no país. As propriedades visitadas foram escolhidas por representarem a realidade da produção local, procurando abranger diferentes comunidades. O final do projeto deve confrontar os resultados obtidos em mais de 500 propriedades em todo o país com os indicadores da Instrução Normativa 51 para 2011.
Carlos Barbosa foi um dos seis municípios do estado a serem escolhidos para receber a visita das Unidades Móveis do IBS. A expedição iniciou em 14 de março, no Paraná, e encerra em 07 de julho, em Brasília. No município, todas as propriedades visitadas apresentaram índices acima dos mínimos exigidos nas categorias, demonstrando que a qualidade do leite produzido pelos barbosenses está acima da média.
aqui>