Ortobras em São Pedro da Serra
Com certeza haverá um São Pedro antes e um novo São Pedro da Serra depois da instalação da Ortobras”.
A comunidade de São Pedro da Serra está prestes a ganhar um presente e tanto. Após cerca de um mês de negociações envolvendo o prefeito Leonardo Muller (PTB), o secretário da Indústria, Comércio, agricultura e Meio Ambiente Fábio Hummes e dirigentes da Ortobras, foi acertada a instalação de uma nova unidade da empresa na localidade de campestre alto.
Uma das maiores empresas da região, com sede em Barão, e líder nacional na produção de cadeiras de rodas e de elevadores para meios de transporte e edificações, a Ortobras deverá receber uma área de cerca oito hectares da prefeitura. O repasse dessa se dará por meio da apresentação do projeto pelo Executivo na Câmara de Vereadores. “Já discutimos a questão com os vereadores, que receberam muito bem a ideia. Com certeza, o projeto será aprovado e trará enormes benefícios para a comunidade”, destaca o prefeito.
A área a ser cedida à empresa tem acesso facilitado, estando distante cerca de 500 metros da RSC 470.
A expectativa é de que a empresa inicie as suas atividades em São Pedro da Serra ainda em 2011. A unidade deverá produzir elevadores a serem instalados junto a escadas de acessos a aviões, visando atender pessoas portadoras de necessidades especiais. “Quando chegar ao ápice, a empresa deverá gerar cerca de 150 empregos diretos. Será o maior empreendimento industrial da história do Município”, projeta o secretário Fábio Hummes, o Fibo. “O fato de cerca de 45 moradores da cidade já estarem atuando na empresa, em Barão, também foi decisivo para a vinda dessa nova unidade”, acrescenta.
Igualmente empolgado, o prefeito Leonardo Muller acredita que a unidade da Ortobras, pela confiabilidade e seriedade que marcam os seus quase 30 anos de atuação, também contribuirá para a instalação de outras empresas em São Pedro da Serra. “Com certeza, será um marco na economia local. Vai ser São Pedro antes e São Pedro depois da Ortobras”, festeja.
Ainda segundo Muller, o setor industrial de São Pedro já vinha em franca expansão, com todas as empresas locais apresentando crescimento constante, o que contribui para o progresso do Município.
Contatada pelo Fato Novo, a Ortobras não fez manifestação oficial sobre a construção e detalhes da nova unidade, o que deverá acontecer nesta semana.
Após se dedicar, num primeiro momento, à produção de betoneiras, em Barão, a empresa que acabou dando origem à Ortobras passou a registrar notável crescimento com o início da produção de cadeiras de rodas, em 1986. Hoje, ela chega a impressionantes 250 unidades/dia. Ainda nos anos 80, a unidade industrial passou a investir na fabricação de elevadores para ônibus urbanos e, em 1998, lançou seu primeiro elevador vertical para edificações, com mercado cativo em diversos países da América do Sul e América Central.
aqui>