Consórcio une municípios
Carlos Barbosa participa de Consórcio Intermunicipal pelo Desenvolvimento da região.
O prefeito Fernando Xavier da Silva assinou na segunda-feira, dia 18, o protocolo de intenções para a criação do Consórcio Intermunicipal de desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA). Além de Carlos Barbosa, outros dez municípios da região assumiram o compromisso, no ato que aconteceu na sede da CIC Garibaldi, reunindo prefeitos, secretários, vereadores, autoridades e imprensa de toda a região.
O prefeito anfitrião, Cirano Cisilotto, destacou a importância da iniciativa. “O consórcio não irá resolver todos os problemas que nós prefeitos enfrentamos, mas com a nossa dedicação e de outros prefeitos que virão cada vez mais estará se consolidando esse consórcio”, colocou.
Após a explicação acerca do consórcio pelo advogado Cleber Demetrio, da empresa RZO Consultoria, o espaço ficou aberto aos prefeitos. Xavier aproveitou a oportunidade para destacar a importância do consórcio para a região e propôs que Garibaldi, por sua iniciativa na mobilização dos municípios, seja a sede. “Sem essa sintonia administrativa é impossível avançar nesta ação político-administrativa de consorciar a região, não especificamente para uma área, mas para todas as áreas”, projetou o prefeito de Carlos Barbosa.
As tratativas para o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) iniciaram em 2010, com o objetivo de criar novas oportunidades de desenvolvimento dos municípios, possibilitar compras coletivas reduzindo custos, ações que visam o desenvolvimento conjunto da Serra Gaúcha. Para efetivar o consórcio, cada prefeitura deverá encaminhar o projeto de autorização de participação no consórcio à Câmara de Vereadores e, após aprovado, será efetivado o Consórcio.
Além de Carlos Barbosa e Garibaldi estarão consorciados os municípios de Bento Gonçalves, Campestre da Serra, Coronel Pilar, Fagundes Varela, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul, Santa Tereza, São Marcos e Veranópolis.
aqui>