Barão 23 anos de emancipação
Parabéns, Barão! 23 anos de emancipação!.
Nesse dia 12 de maio, Barão está fazendo mais um aniversário. Esse é um momento para aproveitarmos e olharmos nossa cidade de um olhar mais sensibilizado.
Barão teve sua emancipação em 12 de maio de 1988. Desmembrado do município de Salvador do Sul, teve a origem de sua denominação, segundo pesquisas do Pe. Rubem Neis, no Luiz Henrique Von Holleben, o Barão de Holleben, engenheiro civil responsável pela elaboração do projeto de abertura da Rua Buarque de Macedo nos anos de 1880, trecho que ainda hoje atravessa o município.
A formação do povo baronense iniciou-se com a vinda dos imigrantes alemães e italianos que, criando raízes no local contribuíram profundamente com a cultura do município. Posteriormente e em menor número, vieram os Suíços, Franceses, Holandeses e, mais recentemente, Bolivianos, Portugueses, entre outros. Barão hoje se apresenta com diversidade de raças, línguas e credos, que lutam pelo engrandecimento e o progresso do município.
De acordo com o sendo 2010, o Município de Barão conta com 5742 habitantes, em uma área territorial que se aproxima dos 125 Km. Em uma localização geográfica privilegiada, com uma distância de menos de duas horas da capital, a 711 metros acima do nível do mar, Barão é de um clima ameno e subtropical, uma cidade aconchegante.
Nesses 23 anos de emancipação, Barão se caracterizou por um município de história recheada de lutas e superações. Passando por momentos críticos, de instabilidade econômica, de estrutura limitada em vários setores, de falta de opções e impossibilidades, Barão encontrou na dificuldade o ingrediente para, aos poucos, descobrir seus potenciais que hoje, de maneira gradual e consistente, vão despontando.
Na área da agricultura, Barão se destaca na produção de acácia negra, batata, milho, aipim, pepinos, além de hortaliças como alface, repolho. Nos último anos o aumento na produção orgânica aponta uma maior conscientização dos produtores com o meio ambiente e com a saúde do consumidor.
Na indústria, uma variedade significativa de empresas e estabelecimentos propicia possibilidades diversas de emprego. Diferente de cidades onde há empresas de setores produtivos semelhantes ou iguais, Barão se apresenta com forte indústria metalúrgica, referência nacional em equipamentos para acessibilidade (elevadores, cadeiras de roda, instalação veicular), malharias, setor calçadista, industrias de plásticos e mangueiras, prestadores de serviço de diversas áreas e muitos outros negócios promissores.
Belas paisagens propiciam um contraste perfeito entre progresso e natureza.
Estabelecimentos como pesque pagues, agroindústrias de produtos coloniais e produtos cristalizados, grutas e tendas, reforçam o caráter cultural presente nas atividades econômicas da cidade.
Na área da educação e da cultura , o aumento significativo de alunos das escolas municipais, reflete a credibilidade que a mesma se apresenta. Eventos culturais cada vez mais elaborados e de alto nível, cursos profissionalizantes, especializações técnicas, abertura de convênios (como de possibilidade de estágio pelo CIEE), incentivo constante ao conhecimento e à abertura cada vez maior de pensamento.
O aniversário do município é o momento para, justamente, propagarmos o nosso amor, carinho e crença em Barão. Acreditar que nós, como cidadãos, podemos desenvolver, juntamente com o poder público, “Um lugar bom para viver”, torna possível disso se tornar realidade. E, como podemos perceber, transformar a realidade não é, necessariamente, algo distante e utópico. Nós, baronenses, podemos ter a certeza de que muito já fizemos por Barão e esse pequeno paraíso, que hoje se caracteriza como marco de referência para o Vale do Caí e Serra Gaúcha, hoje apresenta um resultado positivo e delimitante na história da região.
E por essas e outras que há motivos de sobra para comemorar essa data tão importante. Barão hoje entra no mapa das cidades com características idéias para se estabelecer moradia. Com economia consolidada no comércio e na indústria, assim como nos setores de prestação de serviço e, assim também, na agricultura e na pecuária, a cidade com temperaturas agradáveis e receptividade hoje está definindo mais e mais seus aspectos positivos.
aqui>